MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Aedes em foco : ambiente virtual com recursos de aprendizagem adaptativa.
    (2023) Mendes, Samila Rafaela Pereira Nardy; Travain, Silmar Antonio; Assis, Guilherme Tavares de; silmar.travain@unesp.br; gtassis@ufop.edu.br; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio
    Os impactos no sistema educacional causados pela pandemia da COVID-19 levaram à situação atípica vivenciada no cenário atual. O presente trabalho apresenta a aprendizagem adaptativa como um recurso didático alternativo para o ensino público municipal mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O objetivo principal deste trabalho é propor, desenvolver e validar um AVA, utilizando recursos de aprendizagem adaptativa, com foco nas arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e na unidade temática “Ciência e Tecnologia” do Currículo Mineiro. Nesse contexto, para o desenvolvimento do ambiente proposto foram utilizados o google forms e recursos de hipermídia adaptativa. O modelo adaptativo consiste em adequar os ensinamentos a cada aluno de forma a consolidar as competências e os programas previstos no Currículo Mineiro. Neste sentido, a plataforma Aedes em Foco foi desenvolvida de tal forma que seus usuários seguem trilhas de aprendizagem de acordo com o conhecimento que possuem e que vão adquirindo com o uso da plataforma. Desta forma, à medida que o usuário desenvolve as questões propostas com confiança, ele segue para as próximas; caso contrário, retornará para melhorar sua ressignificação na construção doconhecimento. As atividades práticas foram realizadas de forma presencial com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e a análise dos resultados obtidos discutidos por meio do questionário SUS (System Usability Scale) e do modelo de Toulmin. Por intermédio do questionário SUS, quanto à usabilidade da plataforma Aedes em Foco, foi apresentado um resultado final acima de cinquenta pontos, com uma margem baixa seguindo as faixas de aceitabilidade. Conforme as classificações adjetivas o produto está no intervalo entre ok e bom. Já por meio do modelo de Toulmin, pôde-se verificar positivamente o desenvolvimento dos argumentos ao longo das atividades realizadas pelos grupos de estudantes. As respostas assertivas nas três trilhas, acima de 65%, demonstraram que o AVA em questão contribui na consolidação do conhecimento.
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    O ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma investigação nas aulas de Ciências durante o ensino remoto.
    (2021) Chaves, Ana Camila Penna; Freitas, Cláudia Avellar; Fonseca, Vanessa Avelar Cappelle; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia Avellar
    .A presente pesquisa foi idealizada a partir da percepção das dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para lecionar, por meio de práticas investigativas, os conteúdos das Ciências Naturais. O objetivo foi compreender como as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental significam o ensino de Ciências com a abordagem didática investigativa, e como poderíamos colaborar para a formação continuada dessas educadoras, oferecendo um material de apoio fundamentado no ensino de Ciências por investigação. Para tanto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais e fizemos observações em uma escola da rede particular de Belo Horizonte/MG, realizando uma entrevista em grupo com professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental e assistimos às gravações das aulas de uma das professoras em ambiente virtual. A partir dos dados, construímos mapas de eventos das atividades desenvolvidas a partir dos referenciais teórico metodológicos do ensino de ciências por investigação, de ferramentas da perspectiva etnográfica de pesquisa e dos pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Concluímos que as professoras participantes possuem conhecimentos coerentes com a perspectiva investigativa, no entanto, alguns fundamentos precisam ser apropriados. Deste modo, como produto do Mestrado Profissional propomos um e-book composto por conceitos, teorias e sugestões a respeito do ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais, de forma a contribuir para a formação continuada das educadoras.
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    Olimpíada do corpo humano : uma abordagem interdisciplinar entre Ciências e Educação Física para o Ensino Fundamental II.
    (2021) Silva, Ana Cristina Neves Abreu; Freitas, Cláudia Avellar; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Faria, Eliene Lopes; Maneschy, Pedro Paulo Araujo; Lima, Guilherme da Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Freitas, Cláudia Avellar
    Essa pesquisa tem como objetivo analisar os discursos de um grupo de professores de Ciências e Educação Física e alunos do Ensino Fundamental. Tem como proposta trabalhar a organização de uma Olimpíada sobre o corpo humano, para identificar ações entre os envolvidos, os quais evidenciam características e princípios de um trabalho interdisciplinar. A análise dos discursos ocorreu a partir de observações de cunho etnográfico, das reuniões de planejamento e de momentos de execução da Olimpíada, junto aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, no turno matutino. As reuniões foram gravadas, transcritas e analisadas com a construção de mapas de eventos que proporcionaram uma visão contrastiva das ações dos participantes no planejamento e na execução da Olimpíada, que é o produto idealizado para esse mestrado profissional. As análises dos mapas de eventos foram realizadas utilizando os referenciais teóricos e metodológicos sobre a interdisciplinaridade e os pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Os resultados preliminares aqui apresentados se referem somente às reuniões de organização da Olimpíada. Em princípio, os dados indicam a possibilidade de planejamento de um trabalho interdisciplinar no âmbito escolar, considerando a participação de professores e alunos, fundamentado em uma concepção de corpo humano biológica, afetiva e sociocultural. Os resultados dessa pesquisa subsidiam a (re) elaboração de um Guia para a organização de olimpíadas sobre o corpo humano como material de apoio para as ações docentes.
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    Observação, reflexão e materialização de uma sequência didática sobre aerodinâmica concebida no PIBID.
    (2021) Cruz, Ana Carla da; Zama, Uyrá dos Santos; Gaia, Marília Carla de Mello; Maia, Cristina de Oliveira; Zama, Uyrá dos Santos
    A tendência da abordagem dos conteúdos relacionados à Física no Ensino Fundamental II pautada na memorização mecânica de fórmulas matemáticas desarticuladas dos conceitos científicos, configura uma experiência traumática para muitos estudantes. Essa forma de ensinar marcou e ainda se faz muito presente nas aulas de Ciências no Brasil. Embora haja iniciativas que buscam romper com essa tendência de ensino, há poucos trabalhos empíricos documentando as experiências que discutem as dificuldades de professores formados em Ciências Biológicas em ensinar os conteúdos da Física ou da Química no Ensino Fundamental. Neste sentido, buscamos compreender como uma sequência didática pode favorecer a apropriação de conteúdos de Ciências. Nosso objetivo, portanto, é apresentar um produto educacional baseado nas ideias de Vigotski que possibilite aos profissionais do ensino de Ciências diversificarem sua prática e fomentarem a aprendizagem de seus educandos por meio de um conjunto de atividades que mobilizam a ação, interação e participação mais ativa dos estudantes na maior parte do tempo. As atividades propostas neste trabalho estão atualmente divididas em sete momentos e foram levadas para a escola nos anos de 2014, 2015 e 2019. Nestes momentos são levantadas questões iniciais, propõe-se uma etapa de experimentação e observação, a partir da confecção de objetos/brinquedos como paraquedas, aviões de papel, protótipos do perfil das asas de aviões, pipas ou jogos; em seguida é proposto um diálogo a respeito dos conhecimentos envolvidos e a retomada das questões iniciais. Após a elaboração do produto, pretendíamos analisar adesão e o engajamento disciplinar produtivo dos participantes por meio de registros em áudio, vídeo e escrita, entretanto o surgimento e disseminação da COVID-19 paralisou as atividades escolares presenciais e inviabilizou esta etapa. A partir do refinamento de ajuste metodológico foi possível perceber a importância de incentivar e promover a leitura por meio de estímulos diversos como um fator fundamental no desempenho dos estudantes.
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    Reconhecer, prevenir e combater o bullying no ensino fundamental : proposta de um projeto de intervenção.
    (2018) Teixeira, Carolinne Rodrigues da Silva; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Ziviani, Denise Conceição das Graças
    O bullying, considerado uma subcategoria do conceito de violência, é caracterizado por agressões físicas ou psicológicas, repetitivas e sem motivação aparente que ocorre entre estudantes em uma condição desigual de poder, causando dor a vítima que é incapaz de se defender. Várias são as consequências negativas envolvidas nesse cenário, podendo ocorrer efeitos a curto ou a longo prazo. Alguns exemplos incluem: depressão, baixa autoestima, maior risco para suicídio, fator preditor de condutas infracionais e delinquência, além de piora da saúde física e psicológica. Infelizmente, a escola é o local de contexto social de maior prevalência desse tipo de violência, sendo desafiador para a comunidade escolar o controle e diminuição desse problema. Visando contribuir para a melhora das relações interpessoais e conscientização dos alunos, esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida com alunos de 3º, 4º e 5º anos de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mariana. O desenvolvimento da pesquisa se deu com a aplicação de um projeto de intervenção que objetivou investigar o bullying no ambiente escolar. Da amostra pesquisada 30,6% foram alvos de bullying, 52% autores e 90% espectadores. Nos 3º e 4º anos o tipo de bullying mais frequente foi o físico e nos 5º anos foi o bullying verbal. Além disso, o local de maior ocorrência de agressões foi o pátio do recreio, seguido pela sala de aula. Realizou-se um questionário pós teste com objetivo de avaliar o projeto de intervenção proposto e constatou-se que 69% da amostra demonstrou grande satisfação com o projeto e 30,8% concordou que após o projeto o ambiente escolar sofreu mudanças, ficando as relações interpessoais melhores. Como produto dessa pesquisa foram elaboradas três cartilhas sobre o tema bullying, direcionadas à escola, aos alunos e à família. Com objetivo de informar, conscientizar e propor estratégias para cada público de como reconhecer, prevenir e combater o bullying. Foi possível concluir que o projeto resultou em maior conhecimento por parte dos alunos sobre a temática bullying e que as estratégias utilizadas foram bem aceitas e capazes de sensibilizar os alunos.