MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Parasitos Parasitices : uma proposta de ensino em saúde, por meio do engajamento com histórias em quadrinhos.
    (2024) Brandão, Fernanda Aparecida; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos Santos
    As parasitoses são graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Considera-se que esse tema, como outros assuntos relacionados a Educação em Saúde são de suma relevância para o contexto social. Considerando o ambiente escolar um espaço privilegiado para aprendizagem destes conteúdos, acreditamos que a utilização de diferentes recursos didáticos pode proporcionar a disseminação de conhecimentos que estimulem a aquisição de hábitos preventivos ao contágio de parasitoses. Neste viés, a pesquisa foi motivada após a constatação de altos índices da população brasileira sem acesso ao saneamento básico e afetados por diversas parasitoses. O que nos levou a objetivarmos na elaboração e aplicação de uma diferente alternativa metodológica, em busca de promover uma aprendizagem mais significativa de parasitologia, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental II. Para tal, identificamos nas HQs um grande potencial engajador, especialmente por trazer informações com linguagem objetiva e com um visual atraente, configurando-se por essas características como um importante recurso didático. Assim, este trabalho resultou na produção de uma série de cinco HQs que compõe a coleção “Parasitas Parasitices”, abordando o ciclo e curiosidades de cinco parasitoses de maior prevalência no território brasileiro. Além da metodologia referida, foi proposto, a utilização de alguns passos a serem seguidos para sua aplicação em busca de maior participação dos grupos integrantes. Nesta perspectiva o estudo buscou avaliar as possíveis contribuições do uso de HQs no ensino do tema. Para tal no processo de avaliação das HQs foi conferido aos alunos autoridade, espaço, materiais, responsabilidade e autonomia na solução das atividades propostas, em que tiveram que respeitar os colegas e suas opiniões, o que nos levou a analisar os dados obtidos por meio do de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas, por este ser um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas realizadas. Alcançando resultados positivos, no qual pudemos constatar a interação, disciplina, participação, colaboração e produção dos estudantes durante as atividades, utilizando o produto elaborado por esta pesquisa.
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    O ensino de verminoses para alunos cegos do ensino fundamental com a utilização de materiais didáticos tridimensionais.
    (2017) Matozinhos, Camila Ribeiro de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Dickman, Adriana Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Neste trabalho, objetivou-se analisar as implicações do uso didático de materiais tridimensionais no ensino de Ciências sobre o conteúdo de verminoses para alunos com deficiência visual. Abordaram-se as parasitoses ascaridíase (lombriga), teníase (solitária) e esquistossomose (barriga d’água), que fazem parte do currículo do ensino de Ciências no ensino fundamental final, além de serem as principais doenças abordadas nos livros didáticos do 8º ano. Dividiu-se a pesquisa em quatro etapas: i) construção do material; ii) avaliação do material; iii) aplicação do material; e iv) análise de dados. Em relação ao material produzido, confeccionaram-se os vermes em tecido, apresentando diferentes texturas, para facilitar a diferenciação dos modelos, previamente testados por um deficiente visual, professor de uma instituição escolar. O processo de validação foi um marco fundamental, pois o professor verificou, cuidadosamente, a aplicabilidade dos modelos e sugeriu como esses poderiam ser trabalhados. Construíram-se em dois tamanhos, uma próxima do tamanho natural e outra maior, com o intuito principal de proporcionar aos alunos o conhecimento do formato dos vermes. Optou-se por três modelos de cada morfologia dos vermes, que variam em suas fases. Apenas os ovos da tênia possuem mais unidades, sendo um total de dezoito. Além dos materiais didáticos tridimensionais, construiu-se um manual sobre as verminoses abordadas, que visou proporcionar orientações simples e claras ao professor, sobre o manuseio e a aplicação dos materiais desenvolvidos. No manual, há informações sobre as doenças supracitadas, no que se refere à descrição da morfologia do verme e ao modo como esse material pode ser utilizado durante as aulas pelo professor. Aplicaram-se os modelos em aulas de Ciências para alunos com deficiência visual do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola especial de Belo Horizonte, MG. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa interpretativa, pois consideramos as impressões dos participantes perante os materiais didáticos tridimensionais. Inicialmente, discutiram-se as concepções da professora acerca do trabalho com o deficiente visual, entre educação especial e inclusão, a partir dos dados da primeira entrevista, percebemos a dificuldade de lidar com a diferença e com intuito de sanar isso a docente utiliza de diversas metodologias, visto que ela possui uma carência em sua formação continuada. Em seguida, observaram-se as filmagens dos momentos da sala de aula e o uso do material tridimensional, e notamos como a docente transgrediu a abordagem do conteúdo e despertou o interesse dos alunos com os materiais. Por fim, discutiram-se as impressões da professora e dos alunos, a partir do resultado das entrevistas finais, em que a professora explicou a mudança da sequência de aplicação e os alunos demonstraram nunca ter imaginado os vermes daquela forma. Concluiu-se que o material contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, porque tornou concreto o ensino do conceito abstrato de verme. O estudo criou margens para outros docentes investirem nesse tipo de recurso didático, não apenas para deficientes visuais, mas para outros perfis de alunos.