MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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    Fenômenos astronômicos como base de um livro para professores de ciências.
    (2019) Lima, Filipe Paixão de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Franco, Carlos Joel; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Pagliarini, Cassiano Rezende; Muramatsu, Mikiya
    A Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelo PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): “Observar não significa apenas ver, e sim buscar ver melhor, encontrar detalhes no objeto observado”. No entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. É preciso, portanto, buscar soluções para esse problema e este trabalho tem por objetivo criar um curso de formação de professores, com base na correção dos erros conceituais encontrados em livros didáticos, resultando na produção de um livro, contemplando os temas: Estações do Ano, Eclipses e Fases da Lua e Formação de Tempestades, além de uma caracterização do Sistema Solar e fenômenos astronômicos e climáticos, contextualizados a outros planetas do nosso Sistema. O curso foi aplicado aos formandos em Licenciatura dos cursos de Biologia, Física e Química, da Universidade Federal de Ouro Preto, juntamente com dois questionários para avaliação do conhecimento dos alunos e satisfação do curso, respectivamente. Para analisar as respostas aos questionários, utilizamos como referencial teórico a Análise de Conteúdo, de Bardin, lendo e interpretando cada uma das respostas, inferindo nos significados que elas nos traziam, ao mesmo tempo levando em consideração o contexto dos alunos e a Literatura sobre o assunto. Encontramos em todas as perguntas do questionário a presença de respostas com concepções alternativas, sendo levadas em consideração durante a elaboração do livro. Além disso, diversas sugestões foram apontadas no questionário de satisfação, como aumento da carga horária do curso e utilização de outras metodologias, como modelos tridimensionais (físicos e digitais) e outras mídias, como vídeos. Apesar de um limitado tempo disponível, para a realização do curso e confecção do livro, o produto se mostra como uma fonte confiável e abrangente de um conteúdo teórico sobre o nosso Sistema Solar, servindo como uma ótima base para professores de Ciências do Ensino Fundamental II.
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    Visões do céu : uma sequência didática para o ensino de astronomia.
    (2018) Silva, Victor Peres; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Guimarães, Valdir; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos este trabalho. Realizamos uma pesquisa com professores, de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram analisadas, inicialmente, as limitações conceituais dos participantes em relação a temas de Astronomia básica, utilizando como instrumento de coleta um questionário, composto por perguntas objetivas. Constatou-se a partir deste instrumento, uma dificuldade do grupo de docentes, em relação aos temas básicos. Perante a esse quadro, e na tentativa de contribuirmos para sua mudança, realizou-se a construção de uma sequência didática, intitulada “visões do céu”, para a abordagem desses temas em sala de aula, com o apoio metodológico dos três momentos pedagógicos, que consiste em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Posteriormente, participaram de nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2º ano. A escolha pelo 2º ano foi primeiramente pela maioria dos professores selecionados ministrarem suas aulas nessas turmas e também pela presença da Astronomia e Cosmologia em disciplinas como, por exemplo, Geografia e Física. Sendo que para estes, também utilizamos o mesmo questionário de conhecimentos prévios que os docentes responderam. Os dados foram analisados com base em Laurence Bardin (2009), utilizando-se a análise de conteúdo.