MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Biomembranas e o ensino por investigação no curso de ciências biológicas : uma análise sob a óptica do engajamento disciplinar produtivo.
    (2018) Fernandes, Claudio Henrique de Souza; Zama, Uyrá dos Santos; Santos, Glenda Samara dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Zama, Uyrá dos Santos
    A biologia celular é encantadora e desafiadora para alunos e professores por demandar uma grande capacidade de abstração para a compreensão de seus componentes, organização e processos. Por isso, vimos a necessidade de criar mecanismos mediadores em seu método de ensino, como as aulas práticas. Neste trabalho propusemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pela qual realizamos a ressignificação de uma aula prática inserida no contexto das Biomembranas, no início da disciplina de Biologia Celular, na formação inicial de professores de Biologia. Nosso intuito foi aprimorar a aprendizagem dos participantes, gerando uma possível mudança no comportamento dos discentes, os tornando mais receptivos aos conteúdos trabalhados durante o processo pedagógico e ao longo da disciplina, possibilitando um maior envolvimento crítico dos alunos com a Biologia Celular. Na construção da sequência propusemos duas atividades práticas demonstrativas investigativas, que suscitavam dois questionamentos principais: “Como e quais elementos podem interferir na integridade da membrana ao ponto de desorganizá-la?” e “Mesmo íntegra, a membrana é intransponível?”. A partir disso, os participantes elaboraram hipóteses para os fenômenos observados, interagiram entre eles e com o professor mediador reconstruindo e ampliando o conhecimento. Analisamos as hipóteses, sua ressignificação, o comportamento dos alunos e a qualidade do engajamento desenvolvido. Como metodologia utilizamos Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP), cujos fundamentos de problematização, concessão de autoridade, oferecimento de recursos e responsabilização foram alcançados. Do EDP emergiram três categorias de análise: (1) Construção de relações explicativas, (2) Trabalho colaborativo entre os alunos e (3) Contribuição para a discussão, que nos permitiram considerar a metodologia investigativa promissora para a promoção da aprendizagem em Biologia Celular.
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    RNA de interferência e o ensino de ciências : uma ferramenta de apoio pedagógico.
    (2017) Estevam, Claudio Sergio; Moreira, Leandro Marcio; Moreira, Leandro Marcio; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Marques, João Trindade
    O dogma central da biologia gira em torno do processo de replicação, transcrição e tradução do ácido desoxirribonucleico, culminando na formação de proteínas que contribuem para o perfeito funcionamento do organismo. Para maior clareza deste processo é necessário um entendimento do fluxo gênico, levando em conta os diversos fatores que permitem a expressão ou inativação de um gene alvo. O RNA de interferência é um meio de silenciamento gênico mediado por RNA de dupla fita que atua no reconhecimento de uma sequência específica do RNA mensageiro, possibilitando sua fragmentação com a finalidade de bloquear a tradução desse mensageiro. O Ensino de Ciências precisa acompanhar os processos de mudanças exigidos pela sociedade. Conteúdos de genética e biologia molecular são classificados como abstratos e de difícil assimilação. Diante disso se faz necessária a utilização de estratégias alternativas que elucidem de maneira mais acessível estes conteúdos e, desta forma, contribua para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho trata do desenvolvimento de uma ferramenta de apoio pedagógico que envolve conteúdos de genética, biologia molecular e biotecnologia, direcionados aos conceitos e uso de RNA de interferência. Esta ferramenta é direcionada a professores em formação ou àqueles atuantes no ensino básico e destaca-se por ser única com este propósito de transposição científica. Nesta perspectiva e pensando no RNA de interferência como um conteúdo novo a ser abordado em salas de aulas, este trabalho busca entender como a criação de um material paradidático que tenha como tema gerador o RNA de interferência, utilizada no processo de ensino e aprendizagem, pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos sobre o ensino de genética, biologia molecular e biotecnologia. Para isto, realizamos a transposição didática do conhecimento e desenvolvemos um paradidático com enfoque na apropriação de conceitos utilizados em genética, biologia molecular e biotecnologia, tendo como mediador desta pesquisa o RNA de interferência. Aqui descrevemos os procedimentos que realizamos para culminar na confecção desse paradidático que pode possibilitar a apropriação e a realização da transposição didática deste conhecimento científico. Para realizarmos uma breve análise do nosso material utilizamos como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel e a transposição didática de Yves Chevallard.
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    Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.
    (2016) Santos, Gislene Patricia Costa; Souza, Gilmar Pereira de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Mozzer, Nilmara Braga; Souza, Gilmar Pereira de
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.
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    O ensino de biologia na educação de jovens e adultos : a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose.
    (2015) Barbosa, Viviane Alves; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a concepção dos alunos do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, a respeito das atividades investigativas e verificar a compreensão destes alunos acerca das contribuições trazidas para a aprendizagem da mitose e da meiose com o uso destas atividades. O referencial teórico proposto nesta pesquisa foi divido em três seções. Na primeira seção, que trata da Educação de Jovens e Adultos, foram adotados os seguintes autores: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) e Haddad e Di Pierro (2000), entre outros. Para a compreensão das atividades investigativas ou Ensino por Investigação foram adotados os autores: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins e Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa e Silva (2013), entre outros. Na discussão acerca do Ensino de Biologia foram referenciados: Marandino, Selles e Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges e Lima (2007), entre outros. Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através dos instrumentos: questionário, diários de campo, grupos focais e observação direta. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2008), e discutidos dentro de três categorias: “concepções dos alunos e uso de atividades investigativas nas aulas de Biologia”, “atividades motivadoras e construtoras do conhecimento no ensino da Biologia” e “atividades facilitadoras da aprendizagem de mitose e meiose e contextualização no ensino da Biologia”. Os resultados indicam que as concepções trazidas para a sala de aula pelos alunos da EJA sobre atividades investigativas apresentam características semelhantes aos conceitos defendidos pelos autores adotados na pesquisa. Além disso, indicam que as atividades investigativas contribuíram para a aprendizagem da mitose e meiose e que os alunos da EJA conseguiram perceber estas contribuições.