MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Resultados da Pesquisa
Item Observação, reflexão e materialização de uma sequência didática sobre aerodinâmica concebida no PIBID.(2021) Cruz, Ana Carla da; Zama, Uyrá dos Santos; Gaia, Marília Carla de Mello; Maia, Cristina de Oliveira; Zama, Uyrá dos SantosA tendência da abordagem dos conteúdos relacionados à Física no Ensino Fundamental II pautada na memorização mecânica de fórmulas matemáticas desarticuladas dos conceitos científicos, configura uma experiência traumática para muitos estudantes. Essa forma de ensinar marcou e ainda se faz muito presente nas aulas de Ciências no Brasil. Embora haja iniciativas que buscam romper com essa tendência de ensino, há poucos trabalhos empíricos documentando as experiências que discutem as dificuldades de professores formados em Ciências Biológicas em ensinar os conteúdos da Física ou da Química no Ensino Fundamental. Neste sentido, buscamos compreender como uma sequência didática pode favorecer a apropriação de conteúdos de Ciências. Nosso objetivo, portanto, é apresentar um produto educacional baseado nas ideias de Vigotski que possibilite aos profissionais do ensino de Ciências diversificarem sua prática e fomentarem a aprendizagem de seus educandos por meio de um conjunto de atividades que mobilizam a ação, interação e participação mais ativa dos estudantes na maior parte do tempo. As atividades propostas neste trabalho estão atualmente divididas em sete momentos e foram levadas para a escola nos anos de 2014, 2015 e 2019. Nestes momentos são levantadas questões iniciais, propõe-se uma etapa de experimentação e observação, a partir da confecção de objetos/brinquedos como paraquedas, aviões de papel, protótipos do perfil das asas de aviões, pipas ou jogos; em seguida é proposto um diálogo a respeito dos conhecimentos envolvidos e a retomada das questões iniciais. Após a elaboração do produto, pretendíamos analisar adesão e o engajamento disciplinar produtivo dos participantes por meio de registros em áudio, vídeo e escrita, entretanto o surgimento e disseminação da COVID-19 paralisou as atividades escolares presenciais e inviabilizou esta etapa. A partir do refinamento de ajuste metodológico foi possível perceber a importância de incentivar e promover a leitura por meio de estímulos diversos como um fator fundamental no desempenho dos estudantes.Item Calorias dos alimentos : uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica.(2016) Gonçalves, Cleidilene Alves de Araújo; Travain, Silmar Antonio; Schneider, Sandra Giacomin; Santos, Cláudio Gouvêa dosO principal objetivo desse trabalho foi relacionar alguns conceitos estudados em termoquímica como energia, calor, temperatura e caloria com o valor energético dos alimentos. A partir dos alimentos o ser humano encontra nutrientes como fonte de energia para a realização das diversas funções orgânicas. A energia de uma forma geral é de fundamental importância para a evolução tecnológica de um país, que busca incessantemente condições de fornecê-la para o desenvolvimento social da população. Nesta pesquisa o tipo de energia analisada vem dos alimentos, sendo de igual modo importante, pois cada dia mais as pessoas têm se preocupado com a saúde e a obesidade. Para melhor entendimento desse conteúdo e aproximação ao cotidiano dos estudantes, foi desenvolvida uma sequência didática associando aula dialógica expositiva, atividade experimental e atividade lúdica. A aplicação da aula dialógica expositiva possibilitou a participação ativa dos estudantes. A partir dessa troca de informações, foi desenvolvida uma atividade experimental com o uso de um calorímetro alternativo, para compreensão das trocas de calor na queima do alimento. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação do professor e dos estudantes, permitindo a interação e a colaboração entre os participantes mais capazes. Essa atividade foi realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos, estratégia que proporciona a oportunidade para a imitação e aprendizagem de acordo com a zona proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. A partir do uso de atividades lúdicas foi observado o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa ação além de prazerosa e divertida teve um papel importante na assimilação dos conceitos de ciências investigados.