MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Resultados da Pesquisa
Item Unidade temática sobre rios invisíveis : uma proposta para o desenvolvimento da ação política democrática nas aulas de Biologia.(2022) Lacerda, Lígia Danielle Azevedo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Rodrigues, Clarissa; Allain, Luciana Resende; Souza, Gilmar Pereira de; Rodrigues, Clarissa; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eAs fortes chuvas no período do verão na cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais, tem levado aos noticiários matérias sobre enchentes e destruição pela cidade ao longo dos anos. Ao olhar para tais reportagens, julgamos a chuva como a responsável por tanta destruição e morte. Entretanto, será mesmo que apenas os altos níveis de água da chuva ocasionam o principal problema das enchentes na cidade? Essa pesquisa buscou, por meio de uma Unidade Temática, favorecer a discussão sobre o problema socioambiental causado pelas canalizações dos rios com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade. Com o intuito de compreender como os alunos se articulam quando em contato com um problema socioambiental, o presente trabalho teve como proposta a elaboração, aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) pautada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente sobre as canalizações dos rios da cidade de Belo Horizonte e os impactos decorrentes dessa ação. Para o desenvolvimento do produto educacional, realizou-se uma pesquisa acerca das canalizações a fim de compreender como essas obras afetaram e ainda afetam a vida da cidade e dos moradores. Para tanto, essa pesquisa foi subsidiada pelo referencial teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede, que busca rastrear e mapear associações e novas associações que possam emergir das redes sociotécnicas tecidas durante as discussões sobre a problemática em questão. Nossas análises foram realizadas a partir do material de áudio e vídeo coletado durante as aulas síncronas realizadas pela professora colaboradora, e ainda do material escrito viabilizado por meio de aulas assíncronas. Analisamos a descrição das aulas por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Embora o software propicie diferentes formas de análises textuais, optamos pela utilização da fonte de análise de similitude, pois possibilita a representação das associações realizadas pelos actantes durante a aplicação da UT, proporcionando melhor visualização e compreensão de como os actantes se articulam e performam durante a discussão. Essas análises nos levaram a compreender que, durante a aplicação da UT, houve maior engajamento dos estudantes, proporcionando associações e novas associações que emergiram no decorrer das atividades e principalmente, durante as discussões. Acreditamos que essas associações e novas associações podem contribuir para uma nova perspectiva acerca da problemática das canalizações da cidade, possibilitando uma postura socialmente responsável dos estudantes acerca do problema.Item O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas : engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos.(2022) Santos, Maryana de Fátima Fonseca; Freitas, Cláudia Avellar; Franco, Luiz Gustavo; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Freitas, Cláudia AvellarEste trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sete Lagoas se engajam em uma atividade baseada nas metodologias ativas – MA, proposta no produto educacional, em período de pandemia. O produto educacional é constituído por dez atividades ancoradas nos pressupostos das metodologias ativas, em que exploram diferentes estratégias, contemplam os conteúdos do 9º ano do E.F., e são associadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de modo a oferecer à professora participante diferentes possibilidades para desenvolver em suas aulas práticas pedagógicas com esse viés. A atividade desenvolvida com a turma do 9º ano diz respeito às ideias evolucionistas e abrangeu a sala de aula invertida com a realização de quiz e instrução por pares. A pesquisa é classificada como qualitativa e apresenta finalidades descritiva e explicativa. Para construção dos dados utilizamos a observação participante, as conversas informais, a entrevista e a aplicação de questionário. Os dados foram discutidos à luz das teorias do círculo de Bakhtin sobre o funcionamento da linguagem por meio dos enunciados. No primeiro momento, os estudantes não se engajaram na atividade, porém apresentaram mudança de atitude no decorrer do seu desenvolvimento, demonstrando engajamento nas outras etapas. O contexto em que ocorreu o desenvolvimento da pesquisa, logo após o retorno ao ensino presencial é uma das possíveis razões para essa mudança de atitude, pois, inicialmente os estudantes não fizeram a leitura, primeira etapa da atividade, mas o apoio e orientação da professora e as oportunidades oferecidas a eles para participarem, a partir de elementos de gamificação e a troca de ideias com os colegas, despertaram seu interesse, motivando-os. As pesquisas sobre as MA na educação básica precisam se expandir para que possamos (re) conhecer seus potenciais e fragilidades, as demandas para sua adoção por parte dos professores e a forma como os alunos nelas se engajam.Item O ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma investigação nas aulas de Ciências durante o ensino remoto.(2021) Chaves, Ana Camila Penna; Freitas, Cláudia Avellar; Fonseca, Vanessa Avelar Cappelle; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia Avellar.A presente pesquisa foi idealizada a partir da percepção das dificuldades enfrentadas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para lecionar, por meio de práticas investigativas, os conteúdos das Ciências Naturais. O objetivo foi compreender como as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental significam o ensino de Ciências com a abordagem didática investigativa, e como poderíamos colaborar para a formação continuada dessas educadoras, oferecendo um material de apoio fundamentado no ensino de Ciências por investigação. Para tanto, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais e fizemos observações em uma escola da rede particular de Belo Horizonte/MG, realizando uma entrevista em grupo com professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental e assistimos às gravações das aulas de uma das professoras em ambiente virtual. A partir dos dados, construímos mapas de eventos das atividades desenvolvidas a partir dos referenciais teórico metodológicos do ensino de ciências por investigação, de ferramentas da perspectiva etnográfica de pesquisa e dos pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Concluímos que as professoras participantes possuem conhecimentos coerentes com a perspectiva investigativa, no entanto, alguns fundamentos precisam ser apropriados. Deste modo, como produto do Mestrado Profissional propomos um e-book composto por conceitos, teorias e sugestões a respeito do ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais, de forma a contribuir para a formação continuada das educadoras.