MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Automedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos.
    (2019) Barsante, Dolhavan Jhonathan Costa; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silveira Júnior, Célio da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos
    A presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA.
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    Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender: uma proposta para a formação docente na EJA.
    (2017) Gonçalves, Wasley Wagner; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Junior, Celio da Silveira
    Esta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio (EM). O produto educativo é um caderno temático experimental, que favoreça a capacitação para o uso de experimentos simples como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino e aprendizagem de temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender, a única coleção para a EJA distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tornando-o um material didático diferenciado e um produto educativo de grande relevância. A construção dessa proposta de formação docente foi baseada nos trabalhos de Tardif, segundo os quais o cotidiano da função docente modifica os saberes experienciais. A partir desse objetivo, foi elaborado, de forma colaborativa, um caderno temático experimental com base nas percepções de um grupo de quatro professores de ciências que atuam em EJA, valorizando seus saberes experienciais. Este caderno temático foi concebido na primeira etapa da pesquisa e intitulado: A água como tema gerador de conhecimento na EJA: proposta de atividades experimentais que favoreçam temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender. O produto educativo elaborado tem como principal ferramenta pedagógica as atividades experimentais (AEs) utilizando-se materiais alternativos conhecidos pelos professores. Espera-se que o caderno promova, na sala de aula, discussões sobre os temas ambientais trabalhados no livro didático da Coleção Viver, Aprender.