MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Resultados da Pesquisa
Item Aedes em foco : ambiente virtual com recursos de aprendizagem adaptativa.(2023) Mendes, Samila Rafaela Pereira Nardy; Travain, Silmar Antonio; Assis, Guilherme Tavares de; silmar.travain@unesp.br; gtassis@ufop.edu.br; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar AntonioOs impactos no sistema educacional causados pela pandemia da COVID-19 levaram à situação atípica vivenciada no cenário atual. O presente trabalho apresenta a aprendizagem adaptativa como um recurso didático alternativo para o ensino público municipal mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O objetivo principal deste trabalho é propor, desenvolver e validar um AVA, utilizando recursos de aprendizagem adaptativa, com foco nas arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e na unidade temática “Ciência e Tecnologia” do Currículo Mineiro. Nesse contexto, para o desenvolvimento do ambiente proposto foram utilizados o google forms e recursos de hipermídia adaptativa. O modelo adaptativo consiste em adequar os ensinamentos a cada aluno de forma a consolidar as competências e os programas previstos no Currículo Mineiro. Neste sentido, a plataforma Aedes em Foco foi desenvolvida de tal forma que seus usuários seguem trilhas de aprendizagem de acordo com o conhecimento que possuem e que vão adquirindo com o uso da plataforma. Desta forma, à medida que o usuário desenvolve as questões propostas com confiança, ele segue para as próximas; caso contrário, retornará para melhorar sua ressignificação na construção doconhecimento. As atividades práticas foram realizadas de forma presencial com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e a análise dos resultados obtidos discutidos por meio do questionário SUS (System Usability Scale) e do modelo de Toulmin. Por intermédio do questionário SUS, quanto à usabilidade da plataforma Aedes em Foco, foi apresentado um resultado final acima de cinquenta pontos, com uma margem baixa seguindo as faixas de aceitabilidade. Conforme as classificações adjetivas o produto está no intervalo entre ok e bom. Já por meio do modelo de Toulmin, pôde-se verificar positivamente o desenvolvimento dos argumentos ao longo das atividades realizadas pelos grupos de estudantes. As respostas assertivas nas três trilhas, acima de 65%, demonstraram que o AVA em questão contribui na consolidação do conhecimento.Item Histologia no contexto ciência tecnologia e sociedade : uma experiência na formação inicial dos professores.(2017) Silva, Gisely Cristina Carvalho; Zama, Uyrá dos Santos; Zama, Uyrá dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Passos, Maria CristinaEsta dissertação teve como objetivo a abordagem do contexto CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade, por meio de uma sequência didática com o tema gerador o Papiloma vírus humano, na disciplina de Histologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os conteúdos de Histologia têm sido aplicados contemplando a memorização e desvinculado da realidade dos mesmos. A abordagem CTS busca a aproximação dos conteúdos vivenciados pelos alunos, em uma inserção crítico-social, significando e replicando tais apropriações. A sequência didática apresentada vincula o conteúdo de tecido epitelial à problemática da vacinação massiva das adolescentes contra o HPV, que incluem: metaplasia do epitélio e a determinação biológica do momento mais adequado para a vacinação; suspeição quanto a efetividade e segurança da vacina; infecção pelo vírus e sua correlação com altas taxas de mortalidade pelo câncer de colo de útero (neoplasias); preocupação com o estímulo precoce da vida sexual; considerações sobre a visão das DST’s- Doenças sexualmente transmissíveis, em diferentes grupos culturais e religiosos; dentre outros. Como resultados, obteve-se ressignificação do conteúdo de Histologia, por meio de um debate da problemática apresentada, avaliando o engajamento disciplinar produtivo destes estudantes, colaborando para que o mesmo, integrante e participante da sociedade se envolvesse e replicasse a metodologia numa futura prática docente.Item Proposta de uma sequência didática fundamentada na teoria Ator Rede : o estatuto do embrião.(2017) Oliveira, Juliana Roberto de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Allain, Luciana Resende; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eVemos a sala de aula como um espaço multicultural em que estão presentes variadas formas de viver e de ver o mundo. Sob este ponto de vista seus agentes - professores e alunos - podem apresentar culturas e visões de mundo distintas que podem ser compatíveis e complementares ou completamente distintas entre si dificultando ou até mesmo impossibilitando o diálogo e assim a aprendizagem. No século 20, a partir dos anos 90, é construído em torno do conhecimento científico um status de superioridade epistemológica em relação aos demais conhecimentos. Nesta mesma época pesquisadores e educadores passam a questionar a depreciação do saber popular e o cientificismo imperante. Diversos debates que daí surgem traduzem maneiras diferentes de alcançar um objetivo comum de tornar o ensino de ciências culturalmente mais sensível. É neste sentido que apresentamos a proposta deste trabalho: desenvolver de forma compartilhada uma sequência didática (SD) sobre questões sociocientíficas suscitadas pelo Estatuto do Embrião - projeto de lei que envolve o encontro de diversos conhecimentos e saberes e propicia a simulação de processos decisórios. A ênfase desse trabalho encontra-se na explicitação e no mapeamento dos processos de elaboração e de adequação da SD que foi desenvolvida sob a inspiração da cartografia de controvérsias (CdC). O intuito principal é o desenvolvimento de metodologias que incentivem que as salas de aula se abram para o trabalho com as controvérsias que nos cercam cotidianamente. Os aportes teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede nos permitem mapear as complexas relações entre os polos da ciência e da sociedade, portanto utilizamo-nos destes tanto para a elaboração da SD quanto para a análise dos dados desta pesquisa. A SD enquanto um objeto sociotécnico possibilitou o surgimento e a união de diversas redes que antes não se conectavam. Calculamos podermos contribuir no que diz respeito ao apontamento de um caminho para o trabalho de temas controversos por meio de sequências didáticas e também por meio do método de análise de dados que desenvolvemos à partir da TAR para a identificação dos atores humanos e não humanos participantes da rede sociomaterial propiciada pela SD. Tal método nos propiciou compreender o que emergiu ou foi mobilizado em termos de competências, conhecimentos, saberes e aprendizados profissionais pelos envolvidos no processo. Interessamo-nos por uma educação científica que permita aos cidadãos apropriarem-se de conhecimentos e habilidades necessários ao questionamento do raciocínio técnico de cientistas e governantes e que propicie o desenvolvimento de uma postura mais ativa em momentos em que se exige tomada de decisões sobre riscos e incertezas produzidos pela ciência e pela técnica. Na atualidade percebemos o pouco esforço no que tange a equipar cidadãos com novas ferramentas para compreensão de questões controversas de forma ajustada à situação presente. Sob este aspecto acreditamos e defendemos que a Teoria Ator-Rede e a cartografia de controvérsias sejam potenciais instrumentos na tentativa de representar - de forma sensível e compreensível - os debates em torno de questões de interesse público.