MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Doenças tropicais negligenciadas : análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores.
    (2023) Santos, Sheila Rodrigues dos; Freitas, Cláudia Avellar; Venturi, Tiago; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia Avellar
    Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são enfermidades ou agravos à saúde e estão relacionadas aos contextos político, econômico e social. Geralmente, ocorrem em populações de baixa renda de países onde há pouco investimento em pesquisas, prevenção, controle e tratamento dessas moléstias. Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experiência dos em suas aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as DTN pelos participantes de uma oficina de formação docente, em suas aulas Biologia e Ciências e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina, produto educacional, na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. A oficina envolveu três encontros, realizados de forma remota e gravados em vídeo. O material gravado foi observado para construção de mapas de eventos e seleção de trechos a serem transcritos e analisados a partir de conceitos desenvolvidos pelo círculo de Bakhtin. Os resultados evidenciam que a construção dos enunciados na oficina foi dialógica, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. As análises também indicam que o produto educacional, no caso a oficina, pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção, por uma das professoras investigadas, de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças. As atividades propostas pela professora têm fundamentação no que Krasilchik e Marandino denominam de Alfabetização Científica Multidimensional, e têm o potencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos estudantes e a formação para o ensino de Biologia que visa à promoção da cidadania.
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    Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia.
    (2023) Gomes Filho, José Vicente Paula; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos Santos
    A utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar.