MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Mentoria e tecnologias digitais como recurso para a potencialização do processo de aprendizagem e apoio à atividade docente.
    (2023) Pena, Bernardo Caria; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Quirino, Raquel; Miranda, Ana Carolina Gomes; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Esta pesquisa abordou a influência da mentoria, utilizando tecnologias digitais como suporte, no processo de aprendizagem durante o pré-vestibular. Por meio de uma abordagem de pesquisa-ação, investigou-se o papel da mentoria, além das práticas pedagógicas tradicionais, destacando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta central no apoio às atividades docentes. O estudo desenvolveu um programa, que evidenciou melhorias nas habilidades técnicas, interpessoais e competências dos alunos ao longo de um ano. Os participantes, previamente sem sucesso no ENEM, buscavam aprimorar a aprendizagem. A aplicação do programa demonstrou ser um fator positivo para a melhoria do processo de aprendizagem, culminando na aprovação dos participantes. As métricas de tamanhos de efeito foram utilizadas para mensurar o impacto das intervenções pedagógicas, com ênfase nas TICs. A análise quantitativa revelou melhorias significativas, com aprovação dos participantes nos cursos desejados. No entanto, a análise qualitativa foi essencial para capturar nuances emocionais e transformações pessoais que as métricas tradicionais não abordaram. Ao dar voz aos mentorados, a pesquisa contextualizou as transformações profundas, indo além de números. A aprovação dos estudantes já indicava o sucesso do programa, mas a abordagem qualitativa enriqueceu a compreensão do impacto da mentoria. A pesquisa reconheceu a mentoria como valiosa, mas destaca desafios como o engajamento prolongado dos mentorados e a gestão de expectativas dos familiares. Concluímos que, embora a mentoria seja uma ferramenta valiosa, seu sucesso depende do comprometimento e esforço mútuos, evidenciando a importância do engajamento ativo dos mentorados e do mentor para alcançar resultados positivos.
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    Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
    (2023) Silva, Éder Conceição da; Travain, Silmar Antonio; Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar Antonio
    Em teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimento