MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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Resultados da Pesquisa

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    Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
    (2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira de
    A hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.
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    Sabedoria nunca é muita : interlocuções promovidas entre os saberes populares envolvidos na produção de doces por moradoras de uma comunidade quilombola e a educação química.
    (2020) Damasceno, Cristian Júnior; Souza, Gilmar Pereira de; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Cabral, Wallace Alves; Freitas, Cláudia Avellar; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Souza, Gilmar Pereira de
    Neste trabalho apresentamos os saberes populares dos povos Quilombolas inseridos em um contexto de proteção e resgate de uma herança de conhecimentos em benefício da sociedade e da preservação da memória e cultura. Nosso objetivo foi investigar como os saberes populares mobilizados dentro de uma comunidade Quilombola em sua produção de doces caseiros, podem contribuir para o seu reconhecimento, valorização e o Ensino de Química. Dessa forma pensamos em elaborar um material que pudesse resgatar os saberes populares e os articulasse aos conhecimentos Químicos escolares. Após realizarmos uma revisão da literatura, percebemos que os estudos relacionados as comunidades tradicionais quilombolas, no que tange ao resgate e valorização dos seus saberes, ainda são insuficientes diante dos inúmeros saberes tradicionais que podem ser abordados em sala de aula. Por meio de entrevistas realizadas com moradoras do quilombo Vila de Santa Efigênia, no município de Mariana, estado de Minas Gerais, estabelecemos uma conexão entre saberes populares e saberes acadêmicos/escolares e, apoiados no referencial teórico-metodológico da análise de discurso de linha francesa, realizamos entrevistas com quatro moradoras da comunidade Quilombola Vila Santa Efigênia a fim de produzir um documentário sobre a produção de doces dessa comunidade e o Ensino de Química, constituindo assim o nosso corpus analítico. A partir das falas das entrevistadas estabelecemos critérios de análise e de produção dos produtos que acompanham esta dissertação. As suas falas nos remetem à complexidade discursiva da identidade periférica e quilombola que se constrói, em parte, por meio dos saberes e valores guardados e transmitidos por certos indivíduos da comunidade. A partir da perspectiva da ciência e a sabedoria tradicional carregada pelas entrevistadas tornou-se possível estabelecer relações intertextuais para a produção de uma cartilha voltada à educação Química na perspectiva de uma comunidade Quilombola. A aplicação das categorias e conceitos da linguística nos permitiu entender melhor a complexidade das identidades quilombolas criadas pelas moradoras entrevistadas e a forma como o discurso feito sobre os saberes tradicionais locais – a produção de doces caseiros – tem a ver com a própria história do espaço que a Vila Santa Efigênia ocupa na vida e no imaginário de seus moradores.
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    Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.
    (2021) Teixeira, Joana Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Robert, André Désiré; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Em muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.
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    Experimentação em aulas de química orgânica : identificando práticas epistêmicas nos registros produzidos por estudantes do ensino médio.
    (2020) Aguilar, Juliana Aparecida; Silva, Fernando César; Valadares, Juarez Melgaço; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Silva, Fernando César
    A experimentação deve ser concebida não apenas como um recurso para motivar os estudantes e confirmar conceitos, mas para explorá-los e aproximar esses estudantes de práticas científicas. Dessa forma, buscamos analisar os registros escritos produzidos por estudantes do Ensino Médio a partir de um experimento com abordagem investigativa. Para essa análise identificamos as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes. O desenvolvimento dessas práticas fornece indícios de engajamento nas atividades propostas e aprendizagem epistêmica. Os registros escritos produzidos pelos estudantes foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva com categorias estabelecidas previamente. Os resultados revelaram algumas relações entre os conhecimentos prévios dos estudantes e a construção dos novos conhecimentos ao longo da sequência. Além disso, trouxeram reflexões para a professora/pesquisadora sobre a implicação das práticas epistêmicas no ensino de Ciências, que antes era percebida muito mais no sentido metodológico durante o planejamento das atividades, do que como a necessidade de se criar condições para que elas fossem desenvolvidas. As práticas epistêmicas podem ser concebidas no sentido de construir o conhecimento mais próximo do científico, mas não necessita obrigatoriamente de sê-lo visto que elas são influenciadas pelos múltiplos conhecimentos que os membros das comunidades escolares trazem.