MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
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Resultados da Pesquisa
Item Doenças tropicais negligenciadas : análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores.(2023) Santos, Sheila Rodrigues dos; Freitas, Cláudia Avellar; Venturi, Tiago; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia AvellarDoenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são enfermidades ou agravos à saúde e estão relacionadas aos contextos político, econômico e social. Geralmente, ocorrem em populações de baixa renda de países onde há pouco investimento em pesquisas, prevenção, controle e tratamento dessas moléstias. Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experiência dos em suas aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as DTN pelos participantes de uma oficina de formação docente, em suas aulas Biologia e Ciências e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina, produto educacional, na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. A oficina envolveu três encontros, realizados de forma remota e gravados em vídeo. O material gravado foi observado para construção de mapas de eventos e seleção de trechos a serem transcritos e analisados a partir de conceitos desenvolvidos pelo círculo de Bakhtin. Os resultados evidenciam que a construção dos enunciados na oficina foi dialógica, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. As análises também indicam que o produto educacional, no caso a oficina, pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção, por uma das professoras investigadas, de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças. As atividades propostas pela professora têm fundamentação no que Krasilchik e Marandino denominam de Alfabetização Científica Multidimensional, e têm o potencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos estudantes e a formação para o ensino de Biologia que visa à promoção da cidadania.Item Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia.(2023) Gomes Filho, José Vicente Paula; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos SantosA utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar.Item Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia : mediação utilizando uma plataforma digital.(2022) Ferreira, Priscilla Neto; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos SantosNo momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. Visando fornecer um material de apoio e de mediação tecnológica ao professor no ensino de doenças parasitárias para o Ensino Fundamental, com enfoque em Educação em Saúde, o objetivo geral do trabalho foi construir uma plataforma digital com sugestões de conteúdos e formas de aplicá-los utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, modelo de ensino que incentiva a instrução online e a reestruturação do tempo em sala de aula, pelo qual o professor desloca sua atenção para os aprendizes e para a aprendizagem, o que, consequentemente, favorece a mediação no processo de ensino. Os objetivos específicos foram selecionar estratégias para trabalhar conteúdos digitais sobre parasitologia desenvolvendo competências e auxiliar o processo de alfabetização tecnológica de professores e estudantes no contexto da sala de aula digital, tanto no ensino presencial quanto telepresencial, selecionando e oferecendo um repertório de conteúdos digitais sobre parasitologia de qualidade e rigor científico. Espera-se que, neste processo, a nossa proposta possa agregar estratégias interessantes para a promoção do desenvolvimento de competências no âmbito digital e contribuir para uma educação em saúde de forma inovadora e dinâmica, atendendo aos preceitos da metodologia ativa.Item Estação laboral de autocuidado : uma proposta educacional para controle dos DORT.(2021) Pena, Gilmar Eustáquio; Zama, Uyrá dos Santos; Benevides, Gustavo Pereira; Santos, Helen Cristina Pinto; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Zama, Uyrá dos Santos; Benevides, Gustavo PereiraO termo Educação em saúde tem sido compreendido como uma atividade planejada, na qual se objetiva criar condições necessárias, para se produzir mudanças desejadas em relação à saúde dos indivíduos. Diante disso, a saúde no ambiente de trabalho, também requer uma ação educativa, em que se integre as condições laborais e de vida dos trabalhadores. Partindo destas premissas, este projeto apresenta uma proposta de desenvolvimento de ações em Educação em Saúde, como a produção da Estação Laboral de Autocuidado (ELA), uma alternativa educacional para controle dos DORT. As intervenções foram inicialmente planejadas para ocorrerem no Centro de Ciência Animal (CCA), também conhecido como Biotério, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual os sujeitos foram 05 servidores federais, lotados na função de Técnico de Laboratório. Intitulada de ELA-BIOTÉRIO, a mesma foi elaborada a partir de visitas técnicas dos pesquisadores, no qual se produziu uma Análise Ergonômica do Trabalho. Avaliou-se os mobiliários, as condições ambientais, a organização do trabalho, as medidas antropométricas dos servidores e os fatores e riscos ergonômicos envolvidos nas atividades, que poderiam estar causando o adoecimento dos trabalhadores. Inviabilizadas as intervenções de infraestrutura por razões financeiras, propusemos a inserção de 7 postos com exercícios de alongamento e/ou fortalecimento de seguimentos corpóreos específicos (divididos em estações de trabalho), equipados com materiais de baixo custo, para preparar o aparelho locomotor dos servidores, preferencialmente antes das atividades laborais. Acreditamos que esta proposta possa ser mais efetiva que a ginástica laboral usual por estar integrada à rotina e ao contexto local do trabalho. Após o produto ser implantado no ambiente laboral, pretendíamos avaliar a adesão e o engajamento inicial dos sujeitos, utilizando o questionário Likert, e, posteriormente, para verificar se ele atende ao propósito de educar em saúde, utilizaríamos os pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Entretanto, pelo motivo do “Estado de Emergência” causado pelo COVID 19, não conseguimos aplicá-lo nos trabalhadores. Dessa forma, resolvemos disponibilizar a ELA-BIOTÉRIO para os usuários do local, por meio de recurso midiático, que pode ser acessado via links de vídeos, disponibilizados em plataformas digitais. Acreditamos que o alongamento e/ou fortalecimento como agente preventivo, pode promover o conforto dos trabalhadores, inclusive os já acometidos pelos DORT, prevenindo a ocorrência ou a recidiva da doença com eficiência.