MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    As percepções de um estudante com deficiência visual sobre a utilização de objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos.
    (2022) Silva, Marcos Antonio Pereira da; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Fernandes, Jomara Mendes; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; jomarafernandes@yahoo.com.br; Reis, Ivoni de Freitas; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Fernandes, Jomara Mendes; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
    Essa pesquisa tem por objetivo averiguar a eficácia do uso de objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes com deficiência visual (ECDVs). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. Essa pesquisa corresponde a um estudo de caso único que visa: 1) compartilhar práticas de utilização de ODTs para o ensino dos conceitos químicos de eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas, conteúdos que apresentam um elevado grau de abstração para serem apropriados (FERNANDES e MARCONDES, 2006) e por representarem conteúdos essenciais para compreensão das interações da matéria e das suas transformações, foco de estudo da química; 2) confeccionar um e-book, para professores de química, sobre como confeccionar e utilizar os ODTs no processo de ensino e de aprendizagem em salas de aula inclusivas; 3) analisar as principais potencialidades e limitações dos ODTs a partir da validação prévia de um ECDV. A revisão de publicações revelou que, entre os anos de 2004 e 2020, não há registro de ODTs na literatura científica brasileira, o que justifica esta pesquisa. Para a geração dos dados, foram ministradas quatro aulas para um ECDV, e foi realizada uma entrevista semiestruturada, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os conteúdos abordados nas aulas foram as interações atrativas e repulsivas, a constituição atômica, os campos de força, a energia potencial, a energia livre e a estabilidade do sistema atômico e molecular, que suportaram a construção dos conceitos de eletronegatividade, de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas. Os resultados revelaram que o ECDV, ao incrementar, positiva ou negativamente, a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, e a construção, por analogia, do modelo mental dos conceitos e dos fenômenos estudados se deu de forma eficiente. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por ECDV.