MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Recepção e uso de livro de apoio ao professor dos anos iniciais : um estudo de caso do livro "Trilhas para ensinar ciências para crianças".
    (2017) Pereira, Bárbara Luiza Alves; Almeida, Sheila Alves de; Sousa, Hildeberto Caldas de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Esta pesquisa situa-se no campo teórico do ensino de Ciências: os materiais didáticos, e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente sobre a forma que utiliza os textos de apoio em sua prática. Atualmente, no Brasil, há poucas pesquisas que investigam a forma como os professores utilizam os livros de apoio teórico-metodológico, buscando a melhoria dos cursos de formação inicial e, consequentemente, da qualidade do ensino de Ciências para crianças. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a prática de uma professora dos anos inicias com o material de apoio “Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças”, escrito por pesquisadoras e formadoras de professores. Buscamos identificar a recepção do material pela professora, bem como seu uso, o que foi utilizado, como e porque, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações e gravações em áudio e vídeo da prática em sala de aula, além de análise e interpretação das transcrições dessas aulas e de conversas com a professora. Fundamenta-se especialmente essa pesquisa nos estudos de Weissmann (1998), Sá (2010), e contribuições de Goes, (2000) Fracalanza (2006) e Fiscarelli, (2007). Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho da professora, destacamos que as imposições da escola limitam o tempo e, sistematicamente, influenciam sua prática, inclusive no que se refere ao uso do livro. Concluímos que apesar de a recepção do livro pela professora ter se dado de maneira positiva, seu uso foi realizado de modo parcial, e que tal fenômeno depende da formação do professor, das condições de trabalho em que está envolvido, entre outros fatores. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina Ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de professores consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação desses professores.