MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
    (2021) Moura, Rita de Cássia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Wagner Seixas da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira
    Encontramos na literatura discussões que apontam o fato do professor e da professora dos anos iniciais apresentarem dificuldades com alguns conteúdos por possuírem uma formação polivalente e não uma Licenciatura específica. As referências ainda indicam que, muitas vezes, as aulas são guiadas exclusivamente pelo livro didático sem ou com poucas atividades práticas, impedindo a observação, a vivência e a reflexão que favorecem o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Trabalhos de pesquisa vêm demonstrando a dificuldade apresentada por professores e professoras dos anos iniciais ao elaborar aulas com a temática da Fotossíntese que, de fato, é bastante complexa. Por isso, consideramos relevante desenvolver e aplicar uma oficina sobre o fenômeno da fotossíntese nas plantas, realizando uma análise posterior sobre a participação e compreensão demonstrada sobre o tema. Esperamos que a oficina forneça subsídios e permita mudanças nas práticas pedagógicas, oferecendo boas práticas para compreensão, assimilação e acomodação do tema, reduzindo os equívocos conceituais ou excesso de superficialidade ao tratar deste assunto tão importante na área de Ciências da Natureza. As professoras que gentilmente participaram da pesquisa, tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e demonstraram pouca iniciativa para elaboração das práticas e desenvolvimento de discussões sobre o tema, confirmando os resultados encontrados na literatura da área e explicitando a necessidade de produção de material para formação continuada voltado para o tema.