MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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    Unidade temática sobre rios invisíveis : uma proposta para o desenvolvimento da ação política democrática nas aulas de Biologia.
    (2022) Lacerda, Lígia Danielle Azevedo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Rodrigues, Clarissa; Allain, Luciana Resende; Souza, Gilmar Pereira de; Rodrigues, Clarissa; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    As fortes chuvas no período do verão na cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais, tem levado aos noticiários matérias sobre enchentes e destruição pela cidade ao longo dos anos. Ao olhar para tais reportagens, julgamos a chuva como a responsável por tanta destruição e morte. Entretanto, será mesmo que apenas os altos níveis de água da chuva ocasionam o principal problema das enchentes na cidade? Essa pesquisa buscou, por meio de uma Unidade Temática, favorecer a discussão sobre o problema socioambiental causado pelas canalizações dos rios com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade. Com o intuito de compreender como os alunos se articulam quando em contato com um problema socioambiental, o presente trabalho teve como proposta a elaboração, aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) pautada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente sobre as canalizações dos rios da cidade de Belo Horizonte e os impactos decorrentes dessa ação. Para o desenvolvimento do produto educacional, realizou-se uma pesquisa acerca das canalizações a fim de compreender como essas obras afetaram e ainda afetam a vida da cidade e dos moradores. Para tanto, essa pesquisa foi subsidiada pelo referencial teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede, que busca rastrear e mapear associações e novas associações que possam emergir das redes sociotécnicas tecidas durante as discussões sobre a problemática em questão. Nossas análises foram realizadas a partir do material de áudio e vídeo coletado durante as aulas síncronas realizadas pela professora colaboradora, e ainda do material escrito viabilizado por meio de aulas assíncronas. Analisamos a descrição das aulas por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Embora o software propicie diferentes formas de análises textuais, optamos pela utilização da fonte de análise de similitude, pois possibilita a representação das associações realizadas pelos actantes durante a aplicação da UT, proporcionando melhor visualização e compreensão de como os actantes se articulam e performam durante a discussão. Essas análises nos levaram a compreender que, durante a aplicação da UT, houve maior engajamento dos estudantes, proporcionando associações e novas associações que emergiram no decorrer das atividades e principalmente, durante as discussões. Acreditamos que essas associações e novas associações podem contribuir para uma nova perspectiva acerca da problemática das canalizações da cidade, possibilitando uma postura socialmente responsável dos estudantes acerca do problema.