MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia : mediação utilizando uma plataforma digital.
    (2022) Ferreira, Priscilla Neto; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos Santos
    No momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. Visando fornecer um material de apoio e de mediação tecnológica ao professor no ensino de doenças parasitárias para o Ensino Fundamental, com enfoque em Educação em Saúde, o objetivo geral do trabalho foi construir uma plataforma digital com sugestões de conteúdos e formas de aplicá-los utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, modelo de ensino que incentiva a instrução online e a reestruturação do tempo em sala de aula, pelo qual o professor desloca sua atenção para os aprendizes e para a aprendizagem, o que, consequentemente, favorece a mediação no processo de ensino. Os objetivos específicos foram selecionar estratégias para trabalhar conteúdos digitais sobre parasitologia desenvolvendo competências e auxiliar o processo de alfabetização tecnológica de professores e estudantes no contexto da sala de aula digital, tanto no ensino presencial quanto telepresencial, selecionando e oferecendo um repertório de conteúdos digitais sobre parasitologia de qualidade e rigor científico. Espera-se que, neste processo, a nossa proposta possa agregar estratégias interessantes para a promoção do desenvolvimento de competências no âmbito digital e contribuir para uma educação em saúde de forma inovadora e dinâmica, atendendo aos preceitos da metodologia ativa.