MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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    Histórias em quadrinhos : uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso.
    (2023) Ferreira, Alexandre Libério; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Silva, Ana Carolina Araújo da; Miranda, Ana Carolina Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar as potenciais contribuições didático-pedagógicas de uma sequência didática (SD) que envolva a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ). Ela foi desenvolvida por meio da investigação exploratória e da pesquisa bibliográfica nos mais variados produtos e materiais que abordam as HQs, o estudo de caso, a experimentação e o conteúdo de ligações químicas no Ensino Médio. No caso do conteúdo do currículo de Química do Ensino Médio escolhido para esta pesquisa – ligações químicas – este em geral é abordado por meio de métodos tradicionais e demanda a memorização intensa de fórmulas e conceitos por parte dos estudantes. Isso frequentemente gera uma sensação de desinteresse desses pelas atividades e pelo assunto em si. O uso da HQ em estudo de caso – e ainda complementado pela experimentação – parece ter potencial para contribuir na mudança para o ensino do conteúdo de ligações químicas. Para o desenvolvimento da HQ, foi realizada uma pesquisa em livros e artigos, com o intuito de se selecionarem temáticas para a elaboração de uma narrativa ou problema interessante e que engajasse os alunos na leitura e na sua solução de um estudo de caso. Na análise da SDI, a partir principalmente dos pressupostos de Zabala (1998), foi possível observar que a abordagem proposta não só tem potencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as competências conceituais, procedimentais e atitudinais do estudante, mas também pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, bem como para sua capacidade de lidar com questões relacionadas ao convívio social e à assimilação da teoria à realidade vivida. Acredita-se que o produto educacional apresentado seja um material que possibilite interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências no Ensino Médio.