MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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    Óleos vegetais e os impactos na saúde humana : um olhar químico por meio de experimentos investigativos.
    (2023) Chaves, Élison Patrício; Cabral, Wallace Alves; wallacecabral@ufsj.edu.br; Pessoa, Wilton Rabelo; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Cabral, Wallace Alves
    As atividades experimentais investigativas, quando bem planejadas e desenvolvidas, podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos que vão para além da aquisição de conceitos estanques da Ciência. Estas atividades podem ser construídas por meio de sequências de aulas sobre determinados conteúdos, visando à participação ativa dos discentes na construção de saberes, sob orientação do docente. Fundamentando-se nessa perspectiva, a presente dissertação, objetiva analisar uma sequência didática que apresenta experimentos investigativos sobre óleos vegetais e os impactos na saúde humana, tendo como lente, principalmente, o conhecimento químico. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, inicialmente, realizamos uma revisão de literatura na Revista Química Nova na Escola (QNesc), encontrando 12 (doze) trabalhos voltados para a temática. Por meio desse levantamento foi possível perceber que a experimentação investigativa pode promover o desenvolvimento de habilidades de argumentação, questionamento e análise crítica dos fenômenos em estudo, potencializando a formação de jovens cientistas e de sujeitos mais bem preparados para o exercício da cidadania. Somado a isso, compreendemos a importância de avançarmos para além do nível visual (fenomenológico) do experimento, ou seja, é necessário a compreensão dos fenômenos no nível microscópico e representacional, tal como defende Johnstone. Nesse contexto, do ponto de vista metodológico, foi construída uma sequência didática composta por 7 aulas, propondo investigações acerca dos óleos vegetais. Essa sequência foi aplicada em um colégio da rede particular de Ensino, situado na cidade de Belo Horizonte – MG, no âmbito do itinerário formativo do Novo Ensino Médio intitulado de “Investigações e Análises Químicas”. Ao final da sequência didática foi aplicado um questionário para os vinte e dois (22) estudantes participantes da disciplina, sendo esse o instrumento analítico de pesquisa. Os dados construídos no questionário foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio desse referencial foi possível categorizar as respostas em três eixos, sendo eles: Os três níveis do conhecimento químico: uma análise das transições feitas pelos estudantes; Potencialidades e desafios ao vivenciar uma sequência didática que engloba experimentos investigativos; A formação do espírito investigativo em aulas de Química: o que relatam os estudantes? Como resultado principal percebemos que os discentes têm dificuldade na busca e confirmação das informações obtidas por meio da experimentação investigava, e apresentam maior facilidade em interagir, preponderantemente, com as observações em nível fenomenológico. Por esta razão, acreditamos ser importante elaborar sequências didáticas que fomentem a extrapolação para além desse nível, ou seja, avançando nos aspectos representacionais e teóricos do fenômeno em estudo. E, por fim, notamos o afloramento da curiosidade dos discentes pelo assunto óleos vegetais, o que contribuiu para a formação do espírito investigativo, instigando assim a formação de jovens cientistas.