MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Sequência didática sobre depressão e fármacos na perspectiva do ensino por investigação.(2022) Campos, Adriana Pacheco Lima; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Passos, Marinez Meneghello; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi UenoO tema Depressão é um assunto bastante pertinente e relevante, em debate atualmente, por fazer parte da vida dos alunos e da sociedade. A depressão, segundo a Literatura, é compreendida como um transtorno mental comum, que pode afetar desde crianças até idosos, sendo sua prevalência cada vez mais estudada. A depressão é um importante problema de saúde pública. A doença tem gerado cada vez mais um impacto negativo na saúde física e mental dos indivíduos. Diante desse contexto, procuramos desenvolver, nesta dissertação, um estudo com alunos da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da Rede Estadual de Minas Gerais, aplicando uma Sequência Didática e correlacionando o tema Depressão e Fármacos na Perspectiva do Ensino por Investigação. A metodologia aplicada no estudo se baseou em uma perspectiva de pesquisa qualitativa e de aplicação, tendo como inspiração o método fenomenológico da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). A análise dos resultados foi desenvolvida por meio dos registros escritos realizado pelos alunos durante a Sequência Didática, em aulas de Química, onde conseguimos compreender os significados das mensagens transmitidas pelos estudantes, por meio de atividades aplicadas em sala de aula. Além disso, procuramos aprofundar conhecimentos de Química e de outras Ciências, colocando situações desafiadoras e permitindo ao estudante da EJA entender os problemas e os desafios do cotidiano na tomada de decisões, considerando conhecimentos técnico-científicos.