MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Um livro de divulgação científica sobre a física no trânsito : um tema para a mecânica clássica.(2023) Bittermann, Erika Vieira; Lima, Guilherme da Silva; Roa, Daniel Bretas; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Lima, Guilherme da SilvaA Física é a área da Ciência que investiga a natureza, procurando sua compreensão e descrição em termos de leis mais gerais possíveis. Mas, ainda assim, ela é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil e extremamente conteudista. Isso ocorre porque frequentemente o ensino é baseado nas memorizações de conceitos, na reprodução de livros didáticos e na preparação para avaliações. Dessa forma, é necessário a utilização de diferentes recursos didáticos para atrair e motivar os estudantes. O uso do livro de Divulgação Científica (DC) sobre a Física aplicada em locais de trânsito, proposto como produto educacional, pode ser um instrumento pedagógico alternativo para isso. Então, o intuito dessa pesquisa foi produzir e avaliar um livro de DC como práxis, unidade de teoria e prática, estabelecida por uma atividade consciente destinada a promover a apropriação social da cultura científica e tecnológica. Ao longo dos capítulos do livro de DC, os conceitos da Física foram trabalhados de forma contextualizada, contemplando aspectos da história da Ciência e da tecnologia, além da abordagem conceitual-qualitativa. Ainda que o livro aborde, predominantemente, os aspectos qualitativos da Física, a presença de enxertos com o formalismo matemático em nível básico, permitiu o aprofundamento da compreensão sobre as situações apresentadas. Esperamos que o livro colabore com: o desenvolvimento de habilidades conscientes, lógicas e conclusivas; a compreensão da realidade; a produção de sentidos para os conceitos trabalhados; a enculturação científica; a elevação da compreensão de situações de trânsito (como pedestre, condutor ou passageiro); a tomada de decisões relativas ao tema visando o estabelecimento de um trânsito mais seguro e harmonioso; o desenvolvimento da cidadania etc. Além disso, o livro foi examinado por quatro professores de Física que, por meio de uma entrevista semiestruturada, puderam manifestar suas concepções sobre a abordagem dos temas da Mecânica Clássica relacionadas à temática trânsito e sobre o uso do mesmo como instrumento pedagógico para a Educação Básica. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que o produto educacional foi positivamente avaliado pelos professores convidados, que há características marcantes da DC ao longo dos capítulos produzidos, que a temática (trânsito) e as multimodalidades podem ser usadas para afirmar o discurso científico e fortalecer a aquisição dos saberes de forma duradoura e que o livro pode ser um recurso pedagógico alternativo e atraente, capaz de promover um aprendizado significativo.