MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

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    O ensino de biologia na educação de jovens e adultos : a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose.
    (2015) Barbosa, Viviane Alves; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a concepção dos alunos do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, a respeito das atividades investigativas e verificar a compreensão destes alunos acerca das contribuições trazidas para a aprendizagem da mitose e da meiose com o uso destas atividades. O referencial teórico proposto nesta pesquisa foi divido em três seções. Na primeira seção, que trata da Educação de Jovens e Adultos, foram adotados os seguintes autores: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) e Haddad e Di Pierro (2000), entre outros. Para a compreensão das atividades investigativas ou Ensino por Investigação foram adotados os autores: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins e Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa e Silva (2013), entre outros. Na discussão acerca do Ensino de Biologia foram referenciados: Marandino, Selles e Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges e Lima (2007), entre outros. Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através dos instrumentos: questionário, diários de campo, grupos focais e observação direta. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2008), e discutidos dentro de três categorias: “concepções dos alunos e uso de atividades investigativas nas aulas de Biologia”, “atividades motivadoras e construtoras do conhecimento no ensino da Biologia” e “atividades facilitadoras da aprendizagem de mitose e meiose e contextualização no ensino da Biologia”. Os resultados indicam que as concepções trazidas para a sala de aula pelos alunos da EJA sobre atividades investigativas apresentam características semelhantes aos conceitos defendidos pelos autores adotados na pesquisa. Além disso, indicam que as atividades investigativas contribuíram para a aprendizagem da mitose e meiose e que os alunos da EJA conseguiram perceber estas contribuições.