MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
    (2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira de
    A hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.