MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Proposta e desenvolvimento de uma biblioteca digital para produtos educacionais de mestrados profissionais em ensino de ciências.
    (2017) Andrade, Douglas; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio; Silva, Amanda Sávio Nascimento e; Nunes, Maria Eugenia Silva; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio
    Desde a homologação de programas de mestrados profissionais (MPs) pela Capes em 2001, percebe-se uma expansão desses programas na área de ensino e educação. Vários pesquisadores da área de educação, então, têm produzido trabalhos que objetivam tratar e analisar currículos, documentos legais, impactos na educação básica e outras características que regem os programas de MP relativos ao ensino, a educação e, mais especificamente, o ensino de ciências. A principal diferença considerada entre os programas de mestrado acadêmico (MA) e os programas de MP consiste na obrigatoriedade dos estudantes de programas de MP elaborarem, ao final de seus cursos de mestrado, produtos educacionais voltados para suas áreas de pesquisa. Para os egressos dos programas de MP relativos ao ensino, esses produtos devem estar direcionados a propostas educacionais. Com foco nessa particularidade, no momento atual, existe a necessidade do desenvolvimento de um sistema de armazenamento de produtos educacionais já consolidados por egressos desses programas. Assim, visando tal necessidade, o objetivo principal deste trabalho consiste em propor, confeccionar e avaliar uma biblioteca digital para armazenar e disponibilizar produtos gerados por egressos do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com possibilidade de ser utilizada também por distintos programas de MP relativos ao ensino. Apesar de existirem, atualmente, sistemas destinados ao armazenamento de recursos educacionais direcionados exclusivamente à atividade docente, nenhum desses sistemas atende as especificidades dos MPECs. Ademais, como objetivo secundário, o trabalho propõe e valida o desenvolvimento de um serviço de avaliação para essa biblioteca digital no intuito de permitir que os produtos armazenados sejam avaliados por futuros usuários da biblioteca; tal serviço baseia-se em um questionário proposto e confeccionado para tal fim. Por meio dos experimentos realizados, foi possível constatar que a usabilidade, a navegabilidade e os serviços oferecidos pela biblioteca digital proposta neste trabalho mostraram-se satisfatórios.