MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170
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Item Doenças tropicais negligenciadas : análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores.(2023) Santos, Sheila Rodrigues dos; Freitas, Cláudia Avellar; Venturi, Tiago; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia AvellarDoenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são enfermidades ou agravos à saúde e estão relacionadas aos contextos político, econômico e social. Geralmente, ocorrem em populações de baixa renda de países onde há pouco investimento em pesquisas, prevenção, controle e tratamento dessas moléstias. Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experiência dos em suas aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as DTN pelos participantes de uma oficina de formação docente, em suas aulas Biologia e Ciências e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina, produto educacional, na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. A oficina envolveu três encontros, realizados de forma remota e gravados em vídeo. O material gravado foi observado para construção de mapas de eventos e seleção de trechos a serem transcritos e analisados a partir de conceitos desenvolvidos pelo círculo de Bakhtin. Os resultados evidenciam que a construção dos enunciados na oficina foi dialógica, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. As análises também indicam que o produto educacional, no caso a oficina, pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção, por uma das professoras investigadas, de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças. As atividades propostas pela professora têm fundamentação no que Krasilchik e Marandino denominam de Alfabetização Científica Multidimensional, e têm o potencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos estudantes e a formação para o ensino de Biologia que visa à promoção da cidadania.Item Olimpíada do corpo humano : uma abordagem interdisciplinar entre Ciências e Educação Física para o Ensino Fundamental II.(2021) Silva, Ana Cristina Neves Abreu; Freitas, Cláudia Avellar; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Faria, Eliene Lopes; Maneschy, Pedro Paulo Araujo; Lima, Guilherme da Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Freitas, Cláudia AvellarEssa pesquisa tem como objetivo analisar os discursos de um grupo de professores de Ciências e Educação Física e alunos do Ensino Fundamental. Tem como proposta trabalhar a organização de uma Olimpíada sobre o corpo humano, para identificar ações entre os envolvidos, os quais evidenciam características e princípios de um trabalho interdisciplinar. A análise dos discursos ocorreu a partir de observações de cunho etnográfico, das reuniões de planejamento e de momentos de execução da Olimpíada, junto aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, no turno matutino. As reuniões foram gravadas, transcritas e analisadas com a construção de mapas de eventos que proporcionaram uma visão contrastiva das ações dos participantes no planejamento e na execução da Olimpíada, que é o produto idealizado para esse mestrado profissional. As análises dos mapas de eventos foram realizadas utilizando os referenciais teóricos e metodológicos sobre a interdisciplinaridade e os pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Os resultados preliminares aqui apresentados se referem somente às reuniões de organização da Olimpíada. Em princípio, os dados indicam a possibilidade de planejamento de um trabalho interdisciplinar no âmbito escolar, considerando a participação de professores e alunos, fundamentado em uma concepção de corpo humano biológica, afetiva e sociocultural. Os resultados dessa pesquisa subsidiam a (re) elaboração de um Guia para a organização de olimpíadas sobre o corpo humano como material de apoio para as ações docentes.