MPEC - Mestrado Profissional em Ensino da Ciência
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5170
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Item Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.(2017) Santos, Fernanda Costa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Viana, Gabriel MenezesEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute assuntos sobre ambientes naturais e urbanizados. Como referencial teórico analítico utilizamos a teoria Ator-Rede (TAR), que trata o conhecimento como um produto social em decorrência da associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas. Além disso, nossos dados direcionaram nosso olhar para a aprendizagem pautada na filosofia estética. Os dados gerados surgiram com os de registros em caderno de campo e produções documentais dos alunos. A partir disso, construímos nosso relato, que evidencia momentos de aprendizagem ocorridos pelas associações entre os actantes que foram mobilizados durante a execução das atividades. Dessa forma, constatamos que a sequência didática possibilita uma aprendizagem em que trata de aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma aprendizagem estética, e não conceitual como era nossa expectativa inicial. De forma ampla esta pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre as potencialidades e limitações existentes na sequência didática, o que pode contribuir para pesquisadores que queiram desenvolver trabalhos futuros. Assim, com base em uma abordagem latouriana, podemos concluir que a aprendizagem estética, ainda que pouco valorizada nos campos do ensino de ciências e biologia, contribui para uma educação científica ampliando percepções e vivências dos estudantes. Acreditamos que essa atividade se constitua como um produto diferenciado para se trabalhar no ensino de ciências de forma articulada com o compromisso social na busca pela qualidade de vida de uma comunidade.