DEMUL - Departamento de Museologia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/661

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Item
    As estruturas arqueológicas em Cerro Ventarrón – marcos sociogeográficos, lugares e paisagem durante o Formativo Inicial, Lambayeque, Peru.
    (2019) Fagundes, Marcelo; Suner, Marcia Maria Arcuri; Gontijo, Bernardo Machado; Vasconcelos, Alessandra Mendes Carvalho; Bueno, Flávia Brasil Baessa; Mafra, Luís Fernando Rangel de Oliveira
    A costa norte do Peru é uma das regiões responsáveis pelo surgimento da arquitetura monumental no continente sul-americano, destacando-se o remoto desenvolvimento sociocultural e econômico ainda no terceiro milênio da era pré-cristã. Além disso, muito precocemente, grupos que ocuparam essa região foram responsáveis por grandes obras de engenharia (como a irrigação por canais), possibilitando o crescimento vertiginoso de uma agricultura capaz de suportar grandes populações e, consequentemente, do aparecimento da complexidade tecnológica vinculada à produção têxtil, cerâmica e à metalurgia. Todo esse desenvolvimento está diretamente relacionado às cosmologias, que não apenas justificam, mas estruturam a vida nos Andes Centrais durante milênios. Esse trabalho tem como objetivo apresentar como surgem as estruturas arqueológicas em Cerro Ventarrón, no vale de Lambayeque, e como o estudo das características fisiográficas, associado aos conceitos de lugar e paisagem, tem cooperado para a compreensão do modo de vida dos vários grupos que ocuparam a área ao longo de 5 mil anos. Para tanto várias campanhas de campo foram realizadas no intuito de mapear, compreender o sistema de implantação e os vínculos cosmográficos destas estruturas arqueológicas, de acordo com o pensamento andino. Como resultado, observou-se que a implantação destas estruturas está vinculada aos marcos sociogeográficos regionais, contudo associados às formas comuns do pensamento e da organização social compartilhada por distintas sociedades que compõem os Andes.
  • Item
    Territórios e patrimônios na lama das negociações : desafios para a museologia comunitária na Barragem de Fundão.
    (2015) Suner, Marcia Maria Arcuri; Laia, Paulo Otávio de; Suñer, Rodrigo Almeida
    Este ensaio propõe uma reflexão sobre os processos de salvaguarda e gestão do patrimônio cultural impactado pelo rompimento da Barragem de Fundão (Samarco/ Vale/BHP Billinton), ocorrido no município de Mariana – MG, em novembro de 2015. A discussão enfoca os bens arqueológicos, históricos e paisagísticos de áreas dos distritos de Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira que foram destruídas pelo desastre e reúne informações obtidas em diferentes contextos do debate sobre a “recuperação” e salvaguarda dos bens culturais impactados. Os conceitos apresentados seguem a perspectiva museológica, em diálogo com referenciais teóricos dos campos da arqueologia, antropologia, sociologia e história. São abordadas discussões sobre os patrimônios culturais “esquecidos”, “selecionados”, “apropriados” ou “ressignificados”, temas que ganharam espaço notável nos estudos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas a partir de meados dos anos 1980. O texto visa, por fim, questionar os moldes em que estão sendo conduzidos alguns processos de resgate do patrimônio cultural desses distritos e alertar para a necessidade de promover o protagonismo das populações atingidas nas discussões sobre suas memórias e no projeto de musealização do território impactado.
  • Item
    Em torno do nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
    (2014) Alves, Célio Macedo
    O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas provas documentais que possam refutar a data de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em 29 de agosto de 1730, como admite Rodrigo Ferreira Bretas em artigo biográfico sobre o artista publicado no ano de 1858.
  • Item
    Colecionismo a partir da perspectiva de gênero.
    (2018) Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos de
    O artigo aborda o colecionismo e as coleções a partir da perspectiva de gênero e busca questionar a hegemonia da lógica androcêntrica presente na maioria dos museus brasileiros. Com isso, argumenta sobre a importância de estudos que coloquem em evidência as mulheres colecionadoras e as coleções formadas por elas possibilitando um olhar abrangente e crítico sobre as práticas colecionistas.
  • Item
    Museologia – substantivo feminino : reflexões sobre museologia e gênero no Brasil.
    (2017) Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos de; Queiroz, Marijara Souza
    O artigo delineia o cenário da museologia e dos museus brasileiros e propõe algumas reflexões acerca das possibilidades de entrelaçamento com os estudos de gênero bem como da interseccionalidade gênero e raça. Apresenta alguns dados sobre a presença e protagonismo da mulher na museologia bem como questões voltadas para a representação social da mulher e da mulher negra a partir das práticas e processos desenvolvidos no campo museal brasileiro.
  • Item
    Museus no mundo contemporâneo.
    (2012) Coelho, Priscilla Arigoni
  • Item
    Multiplicando os gêneros nas práticas em saúde.
    (2016) Val, Alexandre Costa; Gomes, Gabriela de Lima; Dias, Fernando Machado Vilhena