DEMUL - Departamento de Museologia
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Item Cronologia genealógica e calendário histórico-ritual Mixteca do Códice Zouche-Nuttal.(2002) Hochleitner, Franz Joseph; Oliveira, Ana Paula de Paula Loures deItem Setor ou museu de arqueologia e etnologia americana?(2003) Oliveira, Ana Paula de Paula Loures deItem Educação patrimonial, memória e saberes coletivos.(2004) Oliveira, Luciane Monteiro; Oliveira, Ana Paula de Paula Loures deNeste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2) pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.Item Aspectos da "Villa de Cachoeira" no final do século XVIII : apontamentos e reflexões.(2007) Fernandes, Henry Luydy Abraham; Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos deEste artigo apresenta e descreve importante iconografia da cidade de Cachoeira desenhada em meados do século XVIII e traça comparações com outra planta da cidade elaborada no final do século X. Aborda conceitos relevantes para a compreensão da dinâmica do campo patrimonial brasileiro, com destaque para as questões atuais relativas às cidades monumentos. Por fim, comenta sobre possibilidades de interpretação e obtenção de informações a partir de dados contidos na ilustração setecentista.Item Caminhos e percursos da museologia comunitária.(2007) Priosti, Odalice Miranda; Mattos, YaraSão apresentadas, a partir da Carta de Belém, construída no âmbito do Seminário de Implantação do Ecomuseu da Amazônia, numa iniciativa da ABREMC e da Organização do referido evento, reflexões e análises sobre as propostas elaboradas. A idéia central desta participação é destacar os aspectos fundamentais das propostas contidas na Carta de Belém, pontuar os aspectos dialéticos e dialógicos das questões, com vistas à solução de problemas comuns aos ecomuseus, museus comunitários, museus territórios e processos similares nesse fórum aqui entendido como espaço de idéias, de diálogos, de discussão, de argumentação , onde a dialética combina a arte do diálogo ou da discussão e da argumentação com a dialógica das falas alternadas com o objetivo de manter o entendimento entre pensamentos diferenciados.Item Análise espacial do Sítio arqueológico Córrego do Maranhão.(2008) Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de; Rocha, Cezar Henrique Barra; Menzori, Mauro; Azevedo, Fabrício Cassaro FurtadoObjetivamos com este trabalho apresentar os últimos resultados alcançados com a aplicação de metodologias próprias da análise espacial em estudos da cultura material em arqueologia. Sua relevância encontra-se não apenas no fato de ampliar as possibilidades quantitativas e qualitativas de investigação, mas também por representar um avanço nas pesquisas arqueológicas. A utilização de instrumentos que permitem maior precisão no cadastro dos dados em campo é hoje uma ferramenta a qual os pesquisadores não podem mais se privarItem Abracaldabra : uma aventura afeto-cognitiva na relação museu-educação.(Editora UFOP, 2010) Mattos, Yara; Mattos, IoneItem Identidades genéricas dos grupos macro-jê e suas implicações para os estudos arqueológicos da Zona da Mata mineira.(2010) Oliveira, Ana Paula de Paula Loures deItem Descubrirse en el encuentro entre el maestro y el discípulo : la interacción y el flujo del conocimiento en las acciones del programa de educación patrimonial en la región de Santa Rita de Ouro Preto, Ouro Preto – MG, Brasil.(2011) Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de; Oliveira, Luciane MonteiroEl Programa de Educación Patrimonial "Compartiendo experiencias: la educación patrimonial y socialización del conocimientos", realizado en la región de Santa Rita de Ouro Preto, ciudad de Ouro Preto, Minas Gerais, han proporcionado resultados inesperados en diez años de actuación. Los estudiantes y miembros del equipo, participantes del programa, experimentan un placer estético incalculable, manifiesto en la fluidez de las actividades e interacción incesante entre las partes. Además de la percepción aprehendida acerca del comportamiento de los estudiantes, de una rigidez y obediencia ejemplar, expresa en el cuerpo y en la construcción del proceso de creación y elaboración de los conocimientos, el entusiasmo, interés y emoción superó las expectativas. La responsabilidad por El "adoctrinamiento” de los niños es la enérgica y eficaz labor de las profesoras, que trabajan en las escuelas de las comunidades, compartiendo relaciones de parentesco y estructura social. Por otro lado, la inserción de los "extranjeros", representada por nuestro equipo, ha proporcionado el establecimiento de relaciones distintas de su vida cotidiana. Hemos visto que en los talleres de manipulación de arcilla y quema, la inusual sorprendió a todos. La variable de muestras de materia prima, llevadas por los niños, permitió experimentaciones y sensaciones, instando a los miembros de la equipo elaborar nuevas estrategias de enseñanza, que ha revelado cómo extremadamente plástico y creativo. En el proceso de descubrimiento entre ambas partes, las reflexiones sobre la relación de la enseñanza y el aprendizaje, se producen en la mediación entre las experiencias de la vida. En esa perspectiva, el maestro se descubre desde el íntimo de cada uno, cuando empieza liberar energías hasta ahora inactivas. Como dijo Gusdorf (1963), la autoridad del maestro es ilusoria, porque el real se encuentra dentro de cada uno de nosotros.Item Museus no mundo contemporâneo.(2012) Coelho, Priscilla ArigoniItem Em torno do nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.(2014) Alves, Célio MacedoO objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas provas documentais que possam refutar a data de nascimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em 29 de agosto de 1730, como admite Rodrigo Ferreira Bretas em artigo biográfico sobre o artista publicado no ano de 1858.Item Liberdade ou resistência? : as representações institucionais do Memorial da Resistência de São Paulo.(2014) Oliveira, Maria de Fátima Costa de; Coelho, Priscilla ArigoniItem Territórios e patrimônios na lama das negociações : desafios para a museologia comunitária na Barragem de Fundão.(2015) Suner, Marcia Maria Arcuri; Laia, Paulo Otávio de; Suñer, Rodrigo AlmeidaEste ensaio propõe uma reflexão sobre os processos de salvaguarda e gestão do patrimônio cultural impactado pelo rompimento da Barragem de Fundão (Samarco/ Vale/BHP Billinton), ocorrido no município de Mariana – MG, em novembro de 2015. A discussão enfoca os bens arqueológicos, históricos e paisagísticos de áreas dos distritos de Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira que foram destruídas pelo desastre e reúne informações obtidas em diferentes contextos do debate sobre a “recuperação” e salvaguarda dos bens culturais impactados. Os conceitos apresentados seguem a perspectiva museológica, em diálogo com referenciais teóricos dos campos da arqueologia, antropologia, sociologia e história. São abordadas discussões sobre os patrimônios culturais “esquecidos”, “selecionados”, “apropriados” ou “ressignificados”, temas que ganharam espaço notável nos estudos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas a partir de meados dos anos 1980. O texto visa, por fim, questionar os moldes em que estão sendo conduzidos alguns processos de resgate do patrimônio cultural desses distritos e alertar para a necessidade de promover o protagonismo das populações atingidas nas discussões sobre suas memórias e no projeto de musealização do território impactado.Item Multiplicando os gêneros nas práticas em saúde.(2016) Val, Alexandre Costa; Gomes, Gabriela de Lima; Dias, Fernando Machado VilhenaItem Museologia – substantivo feminino : reflexões sobre museologia e gênero no Brasil.(2017) Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos de; Queiroz, Marijara SouzaO artigo delineia o cenário da museologia e dos museus brasileiros e propõe algumas reflexões acerca das possibilidades de entrelaçamento com os estudos de gênero bem como da interseccionalidade gênero e raça. Apresenta alguns dados sobre a presença e protagonismo da mulher na museologia bem como questões voltadas para a representação social da mulher e da mulher negra a partir das práticas e processos desenvolvidos no campo museal brasileiro.Item Colecionismo a partir da perspectiva de gênero.(2018) Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos deO artigo aborda o colecionismo e as coleções a partir da perspectiva de gênero e busca questionar a hegemonia da lógica androcêntrica presente na maioria dos museus brasileiros. Com isso, argumenta sobre a importância de estudos que coloquem em evidência as mulheres colecionadoras e as coleções formadas por elas possibilitando um olhar abrangente e crítico sobre as práticas colecionistas.Item As estruturas arqueológicas em Cerro Ventarrón – marcos sociogeográficos, lugares e paisagem durante o Formativo Inicial, Lambayeque, Peru.(2019) Fagundes, Marcelo; Suner, Marcia Maria Arcuri; Gontijo, Bernardo Machado; Vasconcelos, Alessandra Mendes Carvalho; Bueno, Flávia Brasil Baessa; Mafra, Luís Fernando Rangel de OliveiraA costa norte do Peru é uma das regiões responsáveis pelo surgimento da arquitetura monumental no continente sul-americano, destacando-se o remoto desenvolvimento sociocultural e econômico ainda no terceiro milênio da era pré-cristã. Além disso, muito precocemente, grupos que ocuparam essa região foram responsáveis por grandes obras de engenharia (como a irrigação por canais), possibilitando o crescimento vertiginoso de uma agricultura capaz de suportar grandes populações e, consequentemente, do aparecimento da complexidade tecnológica vinculada à produção têxtil, cerâmica e à metalurgia. Todo esse desenvolvimento está diretamente relacionado às cosmologias, que não apenas justificam, mas estruturam a vida nos Andes Centrais durante milênios. Esse trabalho tem como objetivo apresentar como surgem as estruturas arqueológicas em Cerro Ventarrón, no vale de Lambayeque, e como o estudo das características fisiográficas, associado aos conceitos de lugar e paisagem, tem cooperado para a compreensão do modo de vida dos vários grupos que ocuparam a área ao longo de 5 mil anos. Para tanto várias campanhas de campo foram realizadas no intuito de mapear, compreender o sistema de implantação e os vínculos cosmográficos destas estruturas arqueológicas, de acordo com o pensamento andino. Como resultado, observou-se que a implantação destas estruturas está vinculada aos marcos sociogeográficos regionais, contudo associados às formas comuns do pensamento e da organização social compartilhada por distintas sociedades que compõem os Andes.Item O que é museologia feminista?(2020) Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos deItem A presença do museólogo nos museus de Minas Gerais : impactos da criação dos cursos de museologia na UFOP e UFMG.(2020) Nunes, Gilson Antônio; Lima, Júnio Campos de AbreuA partir da necessidade de mapear a presença do profissional museólogo nos museus das cidades sede dos cursos de graduação em museologia de nosso estado, após completarem-se 10 anos de seu surgimento na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e posteriormente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, detectou-se que 38% e 24% das instituições possuem museólogos em atividade, respectivamente. Analisaram-se todos os museus dessas cidades, a partir do Guia dos Museus Brasileiros (2011), identificando os impactos da criação dos cursos uma vez que a maioria dos profissionais em atuação formou na UFOP e UFMG.Item Museu da Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto : análise das fichas de registro e documentação da coleção de medicamentos.(2020) Hottes, Sarha Dias; Oliveira, Ana Cristina Audebert Ramos deA documentação museológica é um dos eixos do museu e está presente nas ações de registro, catalogação, pesquisa e comunicação do acervo. O artigo apresenta um estudo da documentação museológica tendo como foco as fichas de registro atualmente utilizadas na Coleção de Medicamentos do Museu da Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica na qual discutimos os alcances teóricos e práticos do tratamento da informação em museus, a formação dos museus universitários e alguns conceitos correlatos. Realizamos pesquisa in loco e estudo da Coleção de Medicamentos e suas fichas de registro com o intuito de averiguar se os campos atendem às necessidades informacionais específicas dessa tipologia de coleção. Identificamos que, ao longo do tempo, as fichas aplicadas à coleção passaram por mudanças tanto na estrutura, organização e denominação dos campos quanto na metodologia de preenchimento. Como resultado propomos um novo modelo de ficha de registro com capacidade de disponibilizar mais informações sobre a coleção e elaboramos um manual para a atual ficha da instituição.