DEMUL - Departamento de Museologia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/661

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Patrimônio, paisagem cultural e comunidades periféricas : interfaces por meio da fotografia pinhole.
    (2022) Gomes, Gabriela de Lima; Jesus, Paloma Christina Nascimento de
    O presente artigo busca relatar uma das ações do projeto Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania, uma parceria das autoras com o Escritório Técnico de Ouro Preto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em curso desde os anos 2009. Neste ano de 2022, a proposta realizada buscou evidenciar as potencialidades culturais presentes no território trabalhado a partir da prática da técnica fotográfica analógica, a pinhole.
  • Item
    A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio.
    (2020) Gomes, Gabriela de Lima; Rezende, Edson Fialho de
    Este artigo é um relato sobre experiências vivenciadas no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco naquelas que abrangem a área da preservação e conservação de acervos museológicos. Para tanto, partimos da implantação do primeiro curso de graduação em Museologia no estado de Minas Gerais para, posteriormente, discutir os posicionamentos que direcionaram a elaboração metodológica das disciplinas de Documentação Fotográfica e Preservação Digital e de Preservação e Conservação de Bens Culturais, que reconhecem as relações entre a produção da paisagem cultural e o patrimônio museológico universitário. O relato é ampliado a partir do contexto histórico de criação do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (enquanto um museu universitário) e sua oferta de parceria com o Departamento de Museologia, por meio do Laboratório de Conservação e Restauro em nome de garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a troca de experiências acadêmicas. Concluímos, assim, que a prática laboratorial dos discentes durante a graduação é indispensável e que o exercício em um espaço (próximo do) ideal contribui para reflexões importantes sobre a gestão do patrimônio universitário.
  • Item
    Multiplicando os gêneros nas práticas em saúde.
    (2016) Val, Alexandre Costa; Gomes, Gabriela de Lima; Dias, Fernando Machado Vilhena