ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
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Resultados da Pesquisa
Item “Plantão da cidade” : um estudo da participação política local e constituição de subjetividades por meio do Facebook.(2021) Souza, Isabela Melo de; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaO objetivo desse artigo é discutir a participação política dos cidadãos mediada pelas tecnologias de comunicação. Procuramos compreender os potenciais cenários e meios para a promoção da participação cidadã no universo do poder público. A investigação se deu a partir da observação de um espaço específico no Facebook: o grupo Plantão da Cidade, criado no município de Ouro Preto para viabilizar discussões de cunho político. O exame proposto evidencia as possibilidades oferecidas pelo ambiente online para assegurar a participação política do cidadão comum nas decisões da gestão municipal e a mobilização de ações comunitárias locais.Item Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.(2022) Gonçalves, Charles Santos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira deO surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.Item Heróis de Brumadinho : as estratégias de comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após o rompimento da barragem 1.(2021) Mattos, Aline Dias de; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Generoso, Isaura Mourão; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaEm janeiro de 2019, o Brasil e o mundo acompanharam o rompimento da barragem de rejeitos 1, da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho. Em segundos, a lama destruiu as instalações da mineradora no local, as residências e os estabelecimentos às margens do córrego do Feijão, deixando 270 mortos. A tragédia provocou grandes impactos ambientais e é registrada como o maior acidente de trabalho no país. Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atuaram no resgate dos sobreviventes e na busca dos corpos. A operação durou 421 dias seguidos, sendo suspensa em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus, e retomada em agosto do mesmo ano. O fato teve grande repercussão na mídia, principalmente nas primeiras duas semanas após o rompimento. Além de atuar no salvamento, militares do Corpo de Bombeiros desenvolveram ações de comunicação para atender a imprensa, ganhando visibilidade e sendo reconhecidos pela mídia e pela sociedade como “Heróis de Brumadinho”. Este estudo visa identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela corporação e como elas contribuíram para a construção dessa imagem de herói.Item Feijão com arroz em panela Le Creuset : o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia.(2019) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Borges, Aline Monteiro Xavier Homssi; Pereira, Ana Paula MartinsA proposta deste artigo é analisar, com base nos conceitos de cultura da convergência e narrativa transmídia e por meio de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) e Martino (2010, 2014), como o universo Panelinha, criado pela chef de cozinha Rita Lobo, ocupa espaço na Internet. Para tanto, será observada a culinária como cultura, tendo como aportes teóricos Montanari (2013), Oliveira (2013) e Asheley et al (2004). A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e os métodos digitais (ROGERS, 2013). Como considerações da pesquisa, destaca-se a construção de uma rede de publicações em diferentes mídias sociais e a percepção de estratégias que variam do estímulo à interatividade ao marketing de conteúdo.Item O Memorial da Resistência em fotos de visitantes no Instagram : modos de ver, sentir e pensar o passado, o presente e o futuro.(2019) Santos, Ana Carolina LimaEste artigo visa investigar as múltiplas temporalidades que embasam as imagens feitas e publicadas nas redes sociais por visitantes do Memorial da Resistência de São Paulo. Por meio da análise de algumas dessas fotografias, coletadas no Instagram, busca-se evidenciar aquilo que elas iluminam sobre visões, sentimentos e pensamentos acerca do passado, do presente e do futuro – como permitidos por esse museu e lugar de memória e como traduzida visualmente pelos indivíduos que experienciaram o espaço.Item A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.(2019) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Soares, Rafael Fortes; Souza, Marcelo Freire Pereira deO presente estudo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano. Para tal, primeiramente, é traçado um histórico do futebol, desde os primórdios deste esporte, abordando a sua chegada ao Brasil e a história do Corinthians. Destaca-se ainda a transformação do futebol em negócio lucrativo e espetáculo midiático. Em seguida discute-se os conceitos de marketing, marketing esportivo, marketing digital, cibertorcedor e ciberarquibancadas. Posteriormente, aborda-se o surgimento de um novo consumidor e a definição do constructo engajamento. Metodologicamente, o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, a análise de conteúdo e coleta automatizada de dados, além de entrevistas, realizadas com Gabriel Nicolatti, coordenador de conteúdo da equipe de comunicação; Fernanda Lourenço, gerente de atendimento do Departamento de Marketing; e Vinícius Alves, assessor de imprensa do Departamento Cultural do clube; e da observação não-participante, feita junto ao Departamento de Comunicação na sede do clube paulista. Ao final realiza-se uma análise das redes sociais, Facebook, Twitter e YouTube, e das ações desenvolvidas off-line pelo Corinthians, a Visita Monitorada ao Parque São Jorge, ao Memorial do clube e o Tour da Arena Corinthians. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, aumentando os pontos de contato e conexão com o mesmo, e produzindo significados para motivar e gerar interesse.Item Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.(2018) Diehl, Danielle; Martins, Nair Prata MoreiraEste trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.Item Sobre o que ogram os veganos? : uma análise das atividades do grupo Ogros Veganos no Facebook.(2016) Souza, Marcelo Freire Pereira deNeste artigo discutimos a cultura gastronômica e suas representações no grupo do Facebook Ogros Veganos. A partir de uma análise de Métodos Digitais, olhamos para como os hábitos alimentares deste grupo se desenham em suas atividades nesta rede social, circunscrevendo nelas marcações de vinculação e identificação com a luta pela causa animal com olhar abolicionista. Entre os principais resultados indicamos a presença constante do apelo emocional nas postagens, seja por sua relação com a sociedade e os sujeitos não veganos, seja pela vinculação com as marcas emocionais e históricas da comida, seja pela reiteração da relação pacífica com os alimentos.Item Redes sociais, experiência pública e política do dissenso.(2013) Maia, Marta Regina; Lelo, Thales VilelaEste trabalho discute as mobilizações que são constituídas a partir das redes sociais - no caso, as chamadas Marchas pela liberdade, ocorridas em 2011 no Brasil -, como pontos de vinculação entre sujeitos conduzidos no âmbito de uma experiência comunitária que extravasa as comunidades virtuais, além de expressarem um litígio que entrevê uma lógica dissensual na aparente consensualidade democrática. Sua materialização é consolidada a partir de um acontecimento que se liga a campos problemáticos recorrentes na pauta pública e que se finda com a expressão dos corpos em devir e em ação política, como pôde ser observado na análise das redes. Os eventos sugerem uma relação com a política caracterizada por formas de organização não abarcadas nos tradicionais mecanismos de instituição do debate público.Item Rádio e redes sociais : novas ferramentas para velhos usos?(2014) Quadros, Mirian Redin de; Lopez, Debora CristinaA proximidade do rádio com o público ouvinte, a capacidade de intervenção social possibilitada pela instantaneidade e o caráter comunitário da abordagem jornalística fizeram deste meio de comunicação, desde o seu princípio, um veículo interativo. Esta característica passa hoje por um processo de adaptação, provocado pelo processo de convergência, pelo surgimento de um novo perfil de ouvinte e pela popularização das redes sociais na Internet. Neste artigo, analisamos a interatividade em seis emissoras informativas de Porto Alegre a partir de um estudo de sua presença em sites de redes sociais.