PPGEDU - Programa de Pós-graduação em Educação

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    Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial.
    (2023) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lima, Guilherme da Silva; Pimenta, Viviane Raposo; Coscarella, Carla Viana; Araújo, Júlio César Rosa de
    O objetivo geral desta tese é refletir, em tempos de pandemia da covid-19, sobre os relatos dos docentes e discentes, especificamente do Departamento de Computação e Sistemas - DECSI do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil, quanto às práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC a partir das estratégias didáticas adotadas no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) entender e apreender como foi para os professores e alunos a experiência com o ERE; ii) identificar os usos das TDIC por professores e alunos; iii) descrever as práticas de multiletramentos realizadas por professores e alunos e as estratégias didáticas adotadas pelos professores; iv) compreender a relação entre as práticas de multiletramentos e usos das TDIC com as estratégias didáticas e v) analisar os possíveis desafios da experiência com o ERE e perspectivas futuras. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como o formulário e entrevista semiestruturada on-line. Na sequência, a análise dos dados coletados foi realizada confrontando o referencial teórico levantado e os resultados encontrados na realização da pesquisa à luz do princípio ético de respeito à diferença e valorização dos sujeitos envolvidos. Os dados coletados evidenciam que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas. Os achados desta investigação confirmam a nossa hipótese inicial, de que a situação da pandemia da covid-19 e o repentino distanciamento social, ao provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, alterou o percurso formativo dos professores e alunos, a organização e adaptação das disciplinas, a gestão do tempo e espaço, a autonomia discente, a mediação pedagógica, os critérios de avaliação, concepção e adoção de estratégias didáticas baseadas em metodologias específicas e usos das TDIC. Os dados coletados também apontam para as perspectivas futuras de continuidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle durante as aulas presenciais, constituindo-se em uma proposta promissora para a educação, tendo em vista o cenário brasileiro e seus distintos contextos. Assim, esperamos que os dados e informações desta pesquisa possam contribuir para a elaboração de estratégias didáticas relacionadas aos estudos dos multiletramentos e usos das TDIC; desenvolvimento profissional docente; a valorização docente e das instituições públicas; compartilhamento das diversas iniciativas implementadas no contexto de distanciamento social; como também na elaboração de políticas públicas necessárias para a integração das TDIC em todas as modalidades da educação.