PPGEDU - Programa de Pós-graduação em Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3012

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    As questões étnico-raciais e o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana no contexto de escolas municipais da cidade de Viçosa/ MG.
    (Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Costa, Elenice Rosa; Santos, Erisvaldo Pereira dos
    A presente dissertação resulta de uma pesquisa realizada em dez escolas municipais situadas na área urbana, no distrito e na zona rural de Viçosa/Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo principal produzir subsídios críticos e práticos para a formulação de políticas de formação de professores sob a perspectiva de respeito à diversidade e valorização da pluralidade cultural e de questões étnico-raciais, tais como o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, por ter uma variedade de fontes de informação, sendo que esses dados foram coletados em diferentes momentos da pesquisa. A referida coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado e de entrevistas semi-estruturadas, com um conjunto de questões iniciais que foram se ampliando durante sua realização. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas 20 (vinte) professoras e coordenadoras pedagógicas, sendo duas por escola. As entrevistadas nos mostraram como as escolas onde trabalham estão se organizado para implementação da Lei nº10.639/03. Constatamos que há uma iniciativa por parte dos docentes em trabalhos isolados e em cursos sobre história e cultura afro-brasileira e africana oferecidos pela Secretaria de Educação junto à UNEGRO. Evidenciou-se que, apesar do esforço da Secretaria à implementação da Lei, esta ainda não é uma realidade nas escolas. Através dos depoimentos conseguimos obter alguns subsídios pedagógicos revelados pelos próprios sujeitos da pesquisa, tais como: projeto da Consciência Negra; recursos audiovisuais; leitura de livros e trabalhos acadêmicos; produções cinematográficas; manifestações de cultura popular (a capoeira, samba de roda, maculelê) e a música.