PPGEDU - Programa de Pós-graduação em Educação
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Item Escolhendo a escola pública para os filhos : práticas e estratégias educativas familiares.(2019) Paula, Naiara Marciana de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Resende, Tânia de FreitasEm vista da necessidade de ampliação dos estudos no Brasil sobre escolha de estabelecimento de ensino e formas de acompanhamento familiar da escolarização dos filhos, principalmente, em cidades do interior, a proposta da presente pesquisa foi investigar a relação entre família e escola, tendo como foco a análise dos critérios utilizados por famílias de diferentes grupos sociais para a escolha de estabelecimento de ensino público de educação básica para seus filhos e filhas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coleta de dados, questionários e entrevistas semiestruturadas. Primeiramente foi aplicado um questionário aos pais e mães de alunos de uma escola estadual da rede pública, considerada de prestígio no município de Mariana, Minas Gerais, e realizada uma entrevista semiestruturada com a diretora da escola. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistadas oito famílias de camadas médias e populares com a intenção de compreender a percepção das famílias sobre a escola pesquisada e os motivos para a escolha do estabelecimento de ensino para a escolarização dos filhos. Os resultados da pesquisa indicaram que as famílias consideravam a oferta educacional do estabelecimento de ensino pesquisado de melhor qualidade em relação às outras escolas da rede pública da cidade. Esse fator as estimulava a desempenharem papel ativo na escolha da escola para os filhos, criando estratégias diversificadas para acessar a instituição escolar preferida, chegando, em alguns casos, a contornar o cadastro escolar ou ir diretamente à direção à procura de vagas. Os motivos que levaram as famílias a realizarem a escolha pelo estabelecimento de ensino em questão foram: as informações obtidas pelas redes sociais, a reputação da escola, o clima escolar, a forma e o respeito com que os alunos eram tratados, o afastamento da violência e as companhias dos filhos. Dessa forma, as famílias investigadas - mesmo aquelas que dispunham de poucos recursos socioeconômicos e culturais - se mostraram mobilizadas em relação à escolarização dos filhos, não somente no tocante à escolha da escola, mas também desenvolvendo outras estratégias de acompanhamento escolar para atender as demandas exigentes da escola escolhida.