DELET - Departamento de Letras
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3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Perfil de comunicação e linguagem de alunos surdos de escolas de ensino fundamental do município de Ouro Preto-MG.(2023) Fagundes, Kênia Toledo; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Miranda, Izabel Cristina CampolinaEsta pesquisa interdisciplinar, originada no campo da fonoaudiologia, estuda a linguagem e a comunicação na surdez, conforme trabalhos desenvolvidos por Lichtig (2004), Barbosa e Litchtig (2013), e busca reflexão e solução conjunta com os estudos da linguística funcional, que, segundo Halliday e Hasan (1985), aborda a linguagem e a comunicação como evento social em seu uso e contexto. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil de comunicação e linguagem de crianças surdas moradoras de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, apoiando-se nas orientações do Protocolo Bilíngue de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas Reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013). A investigação procurou estudar o desenvolvimento linguístico de crianças surdas dessa região, devido a possíveis dificuldades de acesso a língua de sinais. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, levantamento de campo e pesquisa aplicada. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram o Protocolo Bilíngue do PIFFCS-reduzido, de Barbosa e Lichtig (2013), o questionário com os professores e o Critério de Classificação Econômica Brasil, de Kamakura e Mazzon (2022). Foram estudas a linguagem e comunicação de duas crianças surdas com nove anos de idade, filhas de pais ouvintes, estudantes do Ensino Fundamental I de escolas regulares públicas inclusivas de Cachoeira do Campo-MG. Os resultados obtidos, tendo em vista os contextos, revelaram que as crianças pesquisadas utilizam gestos, oralidade e a Libras em aquisição durante suas interações familiares, com predomínio de uso da modalidade visuoespacial e que elas possuem desenvolvimento linguístico correspondente a crianças com idade inferior a 2 anos, conforme Quadros (1997). Portanto, ao identificar o perfil dos participantes, pode-se confirmar o pouco acesso dessas crianças à língua de sinais, revelar a importância do contato precoce com essa língua, contribuindo para melhor consciência da educação da cidade sobre a relevância desse contato, assim apoiando a construção de diretrizes educacionais bilíngues para crianças surdas e ações públicas de defesa às minorias linguísticas.Item Reflexões sobre livro didático adaptado em Libras : sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade.(2021) Miranda, Dayse GarciaEste artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.Item Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional.(2021) Miranda, Dayse GarciaEste artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.