DELET - Departamento de Letras

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    Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea.
    (2020) Gonçalves, Dayane de Oliveira; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
    Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso constrói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária deixam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lançamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
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    A dança invisível : olhar, desejo e transgressão em Salomé, de Oscar Wilde.
    (2015) Galery, Maria Clara Versiani
    O artigo em tela propõe uma discussão de Salomé, peça de teatro escrita por Oscar Wilde no final do século XIX. O texto é enfocado como criação anômala na extensa obra literária do autor irlandês, por ter sido escrito inicialmente em francês e também por estar inserido no contexto e estética decadentistas do fin de siècle parisiense. Salomé é analisada como obra transgressora do modernismo pelos excessos de sua linguagem poética, bem como pela temática erótica. Questões ligadas ao olhar e ao desejo são desenvolvidas no artigo. Propõe-se, ainda, examinar alguns elementos da montagem da peça dirigida por Steven Berkoff, enfocando sobretudo a encenação da dança dos sete véus.