DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.
    (2022) Silva, Ana Luiza Freitas Franca; Soares, Ivanete Bernardino; Soares, Ivanete Bernardino; Amorim, Bernardo Nascimento de; Diniz, Lígia Gonçalves
    Nossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória.
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    O Lampião e Os Sujeitos da Esquina : performatizando identidades gays à luz da linguística aplicada transgressiva.
    (2020) Furquim, Carlos Henrique de Brito; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Souza, Ana Lúcia Silva; Machado, Rodrigo Corrêa Martins
    Nesta perquirição interroga-se, com base nos estudos em Linguagens e Identidades, sobre como são performatizadas as identidades de homens gays no jornal Lampião da Esquina por meio de um viés que compreende o discurso como ação constitutiva da identidade e a identidade como performance discursiva. Este trabalho está situado dentro do campo da Linguística Aplicada de viés transgressivo. Com olhar interseccional, elegendo a categoria queer como recorte para investigar as performances das identidades de homens gays, temse em consonância a relação da identidade de gênero com a orientação sexual. O corpus surgiu no final da década de 1970 e foi o primeiro jornal homossexual brasileiro produzido por Imprensa Livre a ganhar um grande protagonismo no fortalecimento do movimento LGBTI. Além disso, debateu assuntos de relevância para o grupo, em uma época de cerceamento da liberdade de expressão, consequência do regime militar instaurado no Brasil em 1964. Por tratar-se de um material que, além de debater sobre o universo LGBTI no século XX, contém discussões de temáticas diversas, fizemos um recorte qualitativo, focando em alguns trechos de textos veiculados na coluna Bixórdia, assinada pelo próprio tabloide. Nesse sentido, por meio desta investigação, aspirou-se a contribuir para a área da Linguística Aplicada, bem como para o campo das Linguagens e Identidades, com a produção de uma pesquisa nomeada como gay e que investiga a performance das identidades de homens gays na época da Ditadura Militar por meio do jornal Lampião da Esquina.
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    Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
    (2020) Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Oliveira, Natalia Fontes de
    Esta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.
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    As praticas discursivas de Marília Gabriela em entrevistas com atores considerados galãs da televisão brasileira.
    (2016) Gonçalves, Sineide; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Antunes, Leandra Batista; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Gonçalves, Clézio Roberto
    Esta pesquisa considera o estudo da língua em contextos sociais específicos, denominados contextos microecológicos (GOFFMAN, 1974), baseando-se nas abordagens sobre o estudo da fala na Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2013 [1974]; GUMPERZ, 2013 [1982]); (TANNEN & WALLAT, 2013 [1986]) em interface com a prosódia (HIRST & DI CRISTO, (1998)). Este trabalho analisou os aspectos da construção de sentido discursivo e propósito comunicativo de Marília Gabriela diante de três entrevistados diferentes e mensurou as variações prosódicas de frequência fundamental e duração, enfatizando as formas de como o discurso se estruturou no decorrer da interação. Para a aplicação dos conceitos utilizamos três entrevistas veiculadas pelo canal GNT, do programa MARÍLIA GABRIELA ENTREVISTA: a) a primeira com os atores Reynaldo Gianecchini e Maria Fernanda Cândido; b) a segunda com o ator Murilo Benício e c) a terceira com o ator Marcos Palmeira. As transcrições dessas entrevistas foram realizadas conforme orientações dos etnometodólogos Sacks, Schegloff, Jefferson (1974) e do linguista Marcuschi (2003). Ao observar o monitoramento dos indicadores linguísticos e não linguísticos realizados por Marília Gabriela nas suas interações face-a-face com atores considerados galãs da televisão brasileira, os resultados deste estudo revelaram que os tópicos das entrevistas foram direcionados pelos diferentes esquemas de conhecimento que Marília Gabriela possuía a respeito dos seus entrevistados. Esse resultado corrobora a hipótese levantada de que os diferentes esquemas de conhecimento de Marília Gabriela acerca de seus entrevistados direcionaram as suas mudanças de footing marcadas pelas pistas de contextualização e por parâmetros prosódicos.
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    Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Soares, Jaciara Pizzatti; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
    Esta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico.