DELET - Departamento de Letras

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    Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.
    (2020) Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Oliveira, Natalia Fontes de
    Esta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.
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    A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro; Silva, Sérgio Raimundo Elias da
    Um tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.