DELET - Departamento de Letras
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6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.(2020) Christal, Wendel Cássio; Laranjeira, Rómina de MelloNo âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.Item O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas : um estudo sobre identidades docentes.(2018) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Lara, Kelly Anjos; Couto, DoresO presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as representações dos professores de língua inglesa da rede pública de duas cidades da Região dos Inconfidentes no que tange à aprendizagem dessa disciplina em escolas públicas. Torna-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades subjetivas e sobre pontos de singularidade na formação desses professores, bem como os desdobramentos desse processo para os contextos de formação docente. A trajetória teórico-metodológica ancora-se no atravessamento das perspectivas dos estudos sobre motivação (MASTRELLA e NORTON, 2011) e das representações sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) estrangeira(s) - LE (SÓL e NEVES, 2012). Vinte e nove professores participaram do estudo; para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados em duas etapas. Os resultados mostraram que, nos discursos dos professores, ecoam representações dos alunos como desmotivados, seja pela falta de referencial familiar ou por questões externas ao ensino da LE como um todo. Além disso, grande parte desses professores se mostrou desamparados pelos setores públicos de educação, alegando que não suprem suas expectativas e/ou necessidades. Concluindo, o presente estudo subsidia reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês ao investir na escuta dos professores, levantando questões inquietantes sobre a (des)construção identitária dos docentes.Item O desenvolvimento da competência intercultural de alunos de Letras por meio do contato com assistentes de ensino americanas.(2019) Dutra, Anelise FonsecaO conhecimento de uma língua estrangeira já vem sendo apontado há anos como não apenas um direito, mas uma necessidade de alunos em todo o país. No entanto, o mero conhecimento linguístico não é suficiente para preparar os alunos para uma visão intercultural que os leve a conhecer diferentes culturas e relacioná-las com a sua própria. Neste caso é necessário que haja um ensino específico dessa competência. Este conhecimento não é inerente ao ensino de língua, sendo necessário que professores intencionalmente ajudem seus alunos a relacionar sua cultura com outras e a ter empatia com diferentes pontos de vista. Essa ideia é corroborada por vários autores. Este estudo tem como foco a presença de duas ETAs (English Teaching Assistants) em salas de aula do curso de Letras de uma universidade federal da região sudeste. O objetivo principal deste estudo é verificar como a competência intercultural dos alunos de Letras foi desenvolvida ao longo de um semestre. Para alcançar este objetivo investigaremos igualmente os seguintes pontos: verificar a expectativa de alunos e professores em relação à presença de um professor nativo em sala e investigar até que ponto eles acreditam que o ensino intercultural deve fazer parte do ensino de língua. Como metodologia foram utilizados questionários aplicados a alunos e ETAs no início e no final do semestre letivo. Os resultados indicam que os envolvidos acreditam que o desenvolvimento da competência intercultural é uma das principais contribuições da presença de professores de uma diferente nacionalidade em sala.Item O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola.(2010) Sól, Vanderlice dos Santos AndradeTendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.Item Representações de professores de inglês da escola pública : o olhar sobre o aluno e o espaço escolar.(2012) Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Neves, Maralice de SouzaTendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Assim sendo, este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apoia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores de ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.Item Clínica Literária : literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil.(2014) Xavier, Margaret Malia SpoffordMediante a metáfora polivalente da “clínica,” este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia – St. Lucia), Chinua Achebe (romance – Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto – EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II.