DELET - Departamento de Letras

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    Recordação e esquecimento em Inferno Provisório I : Mamma, son tanto Felice, de Luiz Ruffato.
    (2017) Soares, Raoni Damiano; Perpétua, Elzira Divina; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Walty, Ivete Laura Camargos; Perpétua, Elzira Divina
    Este trabalho trata do estudo literário da memória aplicado no romance Inferno Provisório I: Mamma, son tanto felice, de Luiz Ruffato. Seus principais objetivos são analisar as estratégias discursivas operadas pelo escritor para representar a memória da classe pobre na ficção brasileira, bem como o de evidenciar a forma como o funcionamento da memória é ilustrado a partir da elaboração da narrativa do romance. Dessa maneira, além dos estudos concernentes à narratologia, serão considerados os conceitos de memória coletiva e memória subterrânea para analisar o modo como se dá a representação ficcional da memória da classe pobre em contraposição à memória oficial. Para evidenciar a forma que o romance assume para ilustrar os fenômenos da memória, serão considerados os conceitos de recordação e esquecimento juntamente com os de memória corporal e memória afetiva, já que, em Mamma, son tanto felice, compreende-se que recordar e esquecer são atividades intimamente relacionadas com as experiências corporais e afetivas das personagens.
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    “Nossa história que consiste quase só em calamidades” : a memória e o esquecimento na obra “Os anéis de Saturno” de W. G. Sebald.
    (2014) Sousa, Marcos Eduardo de; Machado, Carlos Eduardo Lima; Souza, Nabil Araújo de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe
    A presente dissertação visa contribuir para o fomento da discussão sobre a obra do escritor alemão W. G. Sebald, a partir de uma análise de Os anéis de Saturno: uma peregrinação inglesa, que tem por foco a construção narrativa, sustentada pela tensão entre memória e esquecimento. Neste sentido, enfatizamos principalmente, mas não exclusivamente, os eventos nos quais o elemento da destruição atua de forma mais significativa. Para atingir tal objetivo, abordamos três temáticas de grande relevância na construção narrativa: a peregrinação, as paisagens e a intertextualidade. O caráter altamente digressivo da obra é feito da concatenação de histórias dentro de histórias ou mesmo de emaranhamentos de histórias. Aparentemente destituídas de elementos de ligação, as histórias revelam uma estruturação sutil e feita de minúcias, conquistada pelo narrador sebaldiano. Nesta construção, nada é arbitrário ou sem unidade. Um efeito de melancolia deriva da concatenação de infindáveis narrativas de caráter destrutivo.