DELET - Departamento de Letras

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    A denúncia de um anônimo : traços de oralidade numa carta novecentista de Minas Gerais.
    (2022) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Lopes, Izadora; Botelho, Demartone de Oliveira
    Objetivamos investigar a presença de vocábulos com alterações fonéticas como pistas de oralidade manifestas numa carta pessoal autônoma novecentista exarada em Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos, utilizamos critérios filológicos para a proposição de uma edição diplomática (SPINA, 1977), a fim de torná-la mais próxima do texto original, além de também propormos o alfabeto do punho que redigiu a carta, com o objetivo de facilitar a leitura (FACHIN, 2009). Propomos uma discussão sobre a relação oralidade-escrita e gênero textual (MARCUSCHI, 2001; 2008), para constatarmos em que lugar do continuo oral-escrito o gênero sob análise se encontra. Fizemos o levantamento de vocábulos que apresentavam alterações fonéticas com base em Viaro (2011), e os tipos mais recorrentes foram: subtração (síncope e apócope) e transformação (despalatização). Como resultado final, constatamos que o gênero sob análise, embora tenha sido manifesto por meio da escrita, está mais próximo da oralidade, e a presença de vocábulos com alterações sonoras, típicas da linguagem oral, e que foram captadas pela escrita reforçam que se trata de um manuscrito com vestígios de uma oralidade manifesta no início do século XX.
  • Item
    Testamento do Rei Dom Pedro II, de Portugal, ano de 1704.
    (2019) Oliveira, Chirstiane Benones de; Mendes, Soélis Teixeira do Prado
    A edição diplomática apresentada neste artigo é parte da dissertação da primeira autora e orientada pela segunda, intitulada “Estudo comparativo das abreviaturas em documentos politestemunhais do testamento do rei D. Pedro II, de Portugal.” Esse tipo de edição busca facilitar a leitura de documentos manuscritos de diacronias passadas, sem, contudo, alterar as características linguísticas genuínas do documento original. O documento se encontra nas Gavetas da Torre do Tombo e está disponível para consulta online. Ao longo dos doze fólios do manuscrito é possível compreender melhor como funcionava a composição da Corte no início dos setecentos, além de perceber aspectos da política, religião e sociedade da época. O testamento escrito no ano de 1704, pelo padre confessor Sebastião de Magalhães, sob comando do rei Dom Pedro II, tinha por objetivo garantir a sucessão ao trono para os descendentes do rei, uma vez que havia a possibilidade da sucessão não acontecer da forma como Dom Pedro II almejara.
  • Item
    Apontamentos paleográficos e análise de indícios de mudança fonética em manuscrito setecentista de Minas Geraes.
    (2017) Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Dores, Marcus Vinícius Pereira das; Gomes, Matheus Freitas
    Este artigo apresenta, de forma parcial, dados paleográficos de um manuscrito setecentista localizado no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (MG), do qual são extraídos e analisados casos que podem indiciar mudança fonética. Muitos desses casos ainda são recorrentes e atuantes no português brasileiro. Os dados aqui apresentados podem, de alguma forma, contribuir para os estudos etimológicos, já que o corpus analisado, transcrito com critérios filológicos, possui datação e localização.