DELET - Departamento de Letras

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    Literatura de folhetos : uma trajetória enunciativa da sociedade dos cordelistas mauditos.
    (2013) Silva, Wellington Pedro da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Simone de Paula Santos
    A Sociedade dos Cordelistas Mauditos é um grupo composto por 12 cordelistas, cujo primeiro trabalho foi apresentado ao público no ano de 2000, com a publicação de uma série de 12 folhetos intitulados “Agora são outros 500!”, por ocasião das celebrações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. No evento de fundação da Sociedade, foi apresentado um manifesto de criação enfatizando a proposta do grupo de construir uma poética, a partir de uma intertextualidade do ponto de vista estético-narrativo e político. Em função da impossibilidade de analisar, detalhadamente, toda a produção de folhetos da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, selecionamos, para compor um corpus de base, uma amostra de cinco deles, os quais possibilitaram uma análise discursiva mais detida, que levou em consideração elementos da enunciação desses folhetos. A escolha justificou-se pelos quatro primeiros cordéis comporem a coleção “Agora são outros 500!’, folhetos que caracterizam a fundação do grupo. Deste modo, objetivamos, a partir de uma perspectiva enunciativa, traçar um panorama da trajetória da Sociedade dos Cordelistas Mauditos, a qual nos parece ancorada em imaginários e em uma memória sobre o que é fazer literatura de cordel e sobre como o poeta desempenha o seu papel de produtor e divulgador dessa pratica. Para tanto, embasamo-nos em uma abordagem enunciativa das práticas de linguagem, a partir das reflexões desenvolvidas por Maingueneau (1997), Benveniste (1995, 1989) e Bakhtin (2003), (2006), bem como a noção de memória discursiva, desenvolvida por Jean Jacques Courtine (2006).
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    A produção oral na série Keep in Mind à luz de diretrizes educacionais e das visões interacional, discursiva e comunicativa do ensino-aprendizagem de LE.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Cavalcanti, Lílian Maria dos Santos Carneiro; Silva, Sérgio Raimundo Elias da
    Um tema recorrente nas discussões sobre o ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas nacionais é a escassez de recursos didáticos aos quais professores e alunos têm acesso, para viabilizar uma aprendizagem mais efetiva. Nesse sentido, o livro didático (LD) é visto como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), pois pode servir de guia para que os professores desenvolvam suas aulas, apresentando o conteúdo programático a ser enfocado durante determinado período escolar, e propondo atividades para que os alunos pratiquem a LE. Entretanto, a chegada dos LDs de LI nas escolas públicas brasileiras faz-nos refletir sobre a consonância desse material com as diretrizes educacionais vigentes, leva-nos a pensar sobre o preparo dos professores e alunos para utilizá-lo, bem como sobre a eficiência desse recurso no processo de ensino-aprendizagem de LI. Assim, propomos um estudo que visa, inicialmente, a examinar os documentos oficiais que apresentam as diretrizes educacionais nacionais, para identificar as propostas teórico-metodológicas indicadas nesses textos. Após essa análise inicial, verificamos que as diretrizes apresentadas se ancoram em três perspectivas de base: na visão interacional do ensino-aprendizagem de LE, na perspectiva discursiva da linguagem e nos aspectos de uma abordagem comunicativa para o ensino-aprendizagem de LE. Posteriormente, passamos à análise das instruções e propostas de atividades de produção oral, contidas na série Keep in Mind (2009), por meio de critérios propostos a partir de tais perspectivas. Os resultados demonstram que, em alguns pontos, os LDs avaliados estão em sintonia com as propostas teórico-metodológicas apresentadas pelos documentos oficiais, a exemplo da promoção da interação nas atividades avaliadas e da criação de produções discursivas a partir das propostas apresentadas. Em contrapartida, observamos que existem alguns aspectos a serem revisitados, para que suas propostas estejam afinadas com o indicado nas diretrizes educacionais para o ensino-aprendizagem de LE do ensino fundamental 2 brasileiro. Destacamos, por exemplo, o fato de a maioria das instruções e atividades não exporem o contexto em que ocorrerá a troca discursiva, além da ausência de apontamentos, nas instruções voltadas ao professor, para que ele promova a criação de inferências, acerca dos discursos a serem produzidos junto aos alunos. Caracterizam esse trabalho os atributos da pesquisa qualitativa, visto que partimos de uma análise interpretativa dos dados, e o estudo por amostragem, já que temos como universo a produção oral na série Keep in Mind (2009) e nos propomos a analisar amostras das instruções e das propostas de atividades de produção oral, contidas nos volumes da série. Destarte, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos sobre a análise de materiais didáticos, acrescentando novas perspectivas e descobertas a este tema, além de colaborar para a formação inicial e/ou continuada de professores de LE, proporcionando-lhes uma visão das diretrizes teórico-metodológicas oferecidas pelos documentos oficiais e a interface destas com as propostas apresentadas pelos LDs da referida série. Ademais, este trabalho pode acrescentar novas contribuições ao Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2011), a partir dos resultados obtidos pela análise de alguns construtos da série mencionada.