DELET - Departamento de Letras
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos/surdas : sobre a possibilidade de português como língua de acolhimento.(2020) Borges, Rúbia Araújo; Muniz, Kassandra da Silva; kassymuniz@gmail.com; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Silva, Giselli Mara daApresentaremos nesta dissertação de mestrado a pesquisa realizada alinhada à Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto. A partir de algumas experiências prévias sobre os desafios do ensino de português para surdos no Brasil e com o surgimento de algumas limitações, fomos direcionados ao contexto da pesquisa acadêmica. Nesse sentido, torna-se relevante pensar a contemporaneidade no ensino de língua portuguesa para surdos. Há certas limitações/dificuldades no ensino de português para surdos e isso se concretiza na dificuldade da produção escrita desses estudantes. Pensar o ensino de língua portuguesa (LP) no qual esses alunos se sintam mais coparticipes, incluídos, acolhidos, diminuiria as dificuldades da aprendizagem de língua portuguesa desses estudantes? Tais questionamentos fundamentaram os caminhos epistemológicos traçados da pesquisa em andamento. A pesquisa baseia-se na vertente da linguística aplicada crítica (RAJAGOPALAN, 2001) e transgressiva (PENYCOOK, 2006), pois interessa-nos uma teoria capaz de corporificar a linguagem e isso vai ao encontro com a noção performativa (AUSTIN, 1998); (BUTLER, 2003) de linguagem, pois é uma visão que não enxerga apenas a diferença linguística dos surdos e sim aspectos da sua identidade e sua relação com o ensino-aprendizagem. Por esse motivo, os caminhos metodológicos seguidos foram baseados na perspectiva etnográfica de Blomaert (2008). Tais caminhos foram norteados mediante o objetivo principal da pesquisa que foi investigar o modelo de ensino de língua portuguesa para surdos de uma escola bilíngue na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais percebendo a possibilidade da adoção da noção mais ampla de conceito de ensino de língua como o Português como língua de acolhimento. (BARBOSA, 2019).Item A educação dos surdos : avanços e desafios.(2015) Oliveira, Rosely Lucas de; Diniz, Margareth; Diniz, Margareth; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Rodrigues, Sônia MariaEste trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.