DELET - Departamento de Letras
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Resultados da Pesquisa
Item Opúsculo do Triunfo Eucharistico : a construção da memória de um discurso barroco teológico-político.(2023) Silva, Franciele Maria da; Menezes, William Augusto; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Lessa, Cláudio HumbertoA presente pesquisa apresenta uma análise do opúsculo do Triunfo Eucharistico — exemplar da cristandade lusitana. O Triunfo Eucharistico, foi uma festa barroca que aconteceu em 1733, em Vila Rica (Ouro Preto). Escrito por Simão Ferreira Machado e publicado em Lisboa, em 1734, o opúsculo narra as celebrações realizadas para a inauguração da nova Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a transladação da imagem do Santíssimo Sacramento, temporariamente abrigado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A questão central do trabalho é como o discurso barroco teológico-político se relacionou ao imaginário português de ação colonizadora perpetuado no acontecimento Triunfo Eucharistico, narrado por Simão Ferreira Machado? Mediante a questão proposta, o objetivo geral visa analisar o discurso glorificado do reino português e da Igreja Católica publicitado a partir do opúsculo do Triunfo. O corpus será constituído de trechos do relato que inferem para um discurso onde sentidos religiosos e políticos ressaltam em meio ao jogo de palavras e ao cênico, aludindo para a religiosidade Cristã atrelada à Coroa portuguesa e à economia aurífera de Vila Rica. A pesquisa será descritiva, bibliográfica e qualitativa. A exploração dos dados transcorrerá por meio da Análise do Discurso de linha francesa em complemento com os Estudos Decoloniais. Além disso, foram levantados dados sobre o contexto sócio-histórico-cultural e as condições de produção relativos ao período de realização do cortejo e da publicação do relato. Após a análise, identificamos que os discursos presentes no opúsculo do Triunfo Eucharistico, evidenciam o colonialismo como uma dominação epistemológica. A ideologia de superioridade eurocêntrica, foi usada para justificar a violência, a dominação e espoliação dos povos considerados “Outros”. Percebemos, no enunciado do autor, a criação de imaginários sócio-discursivos responsáveis por indicar certas significações, e construir espaços de subalternidade. Verificamos, também, como aquela festa barroca foi utilizada como instrução pública, pois as escolhas ideológicas presentes na celebração cumpriam funções persuasivas, muitas vezes de caráter normatizador e pedagógico. A partir disso, concluímos que, amparada no “Barroco”, que tem como característica o uso da subjetividade, e naquele contexto funcionou como dispositivo discursivo, a narrativa de Machado, divulgou uma construção memorialística discursiva do ideário político- religioso do império português.Item Sombras modernistas : o(s) guia(s) de Ouro Preto e a invenção do barroco mineiro.(2016) Menezes, Rebecca Marques; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Amaral, Sérgio Alcides Pereira do; Menezes, William Augusto; Amaral, Sérgio Alcides Pereira do; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Mendes, Paulo Henrique AguiarEsta dissertação de Mestrado tem como discussão motivadora a constatação de que o Guia de Ouro Prêto, de Manuel Bandeira (1938), agencia uma série de projetos - colonial, barroco, republicano, modernista - a fim de inventar (fazendo uso de sua etimologia que sugere o sentido de encontrar) argumentos para preservação de Ouro Preto. O Guia reúne esses projetos/lugares físicos e simbólicos, a começar pela narrativa fantástica dos contos de fadas na anedota que abre o livro, ao caráter oficialesco de demarcação da impregnância estatal no movimento modernista. Um dos capítulos é dedicado à passagem dos viajantes cronistas, mesmo confrontando alguns de seus comentários, o fato de figurarem no guia aponta que Bandeira foi guiado por eles, esses primeiros historiadores de nossa história colonial; outro se dedica às sombras da antiga Vila Rica, Tiradentes e Aleijadinho, as quais agenciam a noção de ― barroco mineiro‖, cunhada por Lourival Gomes Machado; além das minuciosas descrições dos templos e igrejas feitas pelo ex-estudante de arquitetura. Bandeira também funda uma tradição da ―arte de guiar‖ o passado colonial; é o que veremos na reverberação do Guia de Bandeira nos guias de Otto Maria Carpeaux, As setes cidades do ouro - Ouro Preto (2000) e Lourival Gomes Machado, ―Viagem a Ouro Preto‖ (1943), cotejados com o guia maior . Essa recuperação também pretende verificar o mapa narrativo que essa prática adquire ao longo do tempo, por meio do relato de guias que hoje atuam em Ouro Preto. Outras questões emergem ao longo da discussão, são elas: i) A condição estrangeira da escrita da nossa história (tópicas da viagem e do estrangeiro), a começar pela carta de Caminha, aos viajantes, naturalistas, ambos documentos históricos que orientaram a escrita dita oficial, até aos modernistas, influenciados pela cultura europeia. A grande alegoria dessa formação estrangeira pode ser recuperada na obra de Guimarães Rosa (1956), Recado do Morro e na de Machado de Assis, Um homem célebre, além da caricatural Macunaíma, de Mário de Andrade (1928); ii) A invenção do barroco mineiro: esse é o argumento dominante para preservação de Ouro Preto, o qual propõe um diálogo semiótico e narrativo com o estilo barroco, mas adaptado aos trópicos. Dos valores estéticos da obra de Aleijadinho à mentalidade barroca de Tiradentes, essas duas sombras congregam os valores do barroco mineiro. Esse barroco tropical também pode ser vislumbrado no texto de Darcy Ribeiro (1995) O povo brasileiro, apontando a herança barroca trazida com os povos ibéricos, e nas discussões de Raízes do Brasil, em que Sérgio Buarque de Hollanda (1936) aponta os impactos coloniais na configuração da geografia brasileira, desenhando, assim, cidades mais próximas ao modelo barroco. Dessa retrospectiva histórico-literária, por fim, aporta-se em 1980, ano em que Ouro Preto recebe o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esse marco iniciará de modo massivo a prática de visitação à antiga Vila Rica, a qual perdura ainda hoje. Mas quem conduzirá turistas tão ávidos por diversão pelas ladeiras coloniais? Traremos, portanto, o depoimento de um atual guia, figura física que conduz os visitantes, de modo a compreender quais as ressonâncias dessa arte de guiar: Bandeira ainda caminha ao lado dos visitantes e dos guias?