DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Respostas no tempo : relação mnemônica entre Cartas Chilenas e Resposta às Cartas Chilenas.
    (2012) Quintino, Sara Helena; Menezes, William Augusto
    No presente artigo, focalizamos a relação mnemônica entre Cartas Chilenas, obra setecentista atribuída a Tomás Antônio Gonzaga, e Respostas às Cartas Chilenas, do poeta Napoleão Valadares, escrita em 1991. Situando-nos no âmbito dos estudos da linguagem, optamos por uma via discursiva para descrição e interpretação dessa relação, em que se realçam aspectos literários, sociopolíticos e culturais da memória. Para isso, aproximamos as noções de dialogismo (Bakhtin) e de memória (Charaudeau), com destaque para as três dimensões desta: a memória de signos, a memória de situações e a memória de discursos. Percebemos que a inserção de Respostas às Cartas Chilenas na memória faz emergir – em meio à tradição satírica e denúncias do mau governo – um conjunto de valores sociopolíticos encenados como argumentos de combate ao governo do então presidente Fernando Collor de Mello. Assim, a relação mnemônica entre tais obras contribui para o projeto persuasivo de Valadares.
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    Práticas discursivas na mídia impressa : possibilidades de análise para ensino da língua materna.
    (2013) Cardoso, Maria de Lourdes Nolasco; Menezes, William Augusto
    O que se busca, neste presente estudo, é examinar um conjunto de textos da mídia impressa, enquanto práticas discursivas sócio-historicamente constituídas, a partir de referencial teórico da Análise do Discurso, e tomar esse processo analítico como modelo pedagógico para o ensino de língua materna, articulando-o, para isso, a uma proposta de transposição didática, com indicação sobre como essas práticas podem ser ensinadas produtivamente na escola. Nessa perspectiva, pretende-se, primeiramente, compreender os mecanismos que colocam em funcionamento os gêneros textuais, como práticas sociocomunicativas, especialmente anúncio publicitário e charge para, posteriormente, utilizar essa compreensão como orientação teórico-metodológica para organização de sequência didática para o ensino da língua materna com foco na formação de um leitor crítico e proficiente. Para a parte relativa à análise, utilizaremos bases teóricas da Teoria Semiolinguística, elaborada por Patrick Charaudeau, e da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy. A análise discursiva dos gêneros que compõem o corpus para análise, orientada por esses pressupostos teóricos, pode ajudar a descrever as dificuldades de construção de sentido que leitores apresentam diante de um texto. Para a mencionada transposição didática, serão utilizados aportes teóricos metodológicos referenciados na linguística do texto e do discurso, em especial as contribuições de Dolz e de outros autores.
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    Futebol arte, discursos à parte : exame discursivo de três diferentes jornais e seus respectivos contratos e estratégias na cobertura da copa 2010 em um país de terceiro mundo.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Mendanha, Fernando França; Menezes, William Augusto
    Em 2010, pela primeira vez, a Copa do Mundo FIFA de Futebol chegou ao continente mais pobre do planeta, na África do Sul, ganhando holofotes e despertando o imaginário de todo o mundo sobre o futebol e a cultura daquele país. Ao provocar sentimentos, avaliações, valores e discursos socioculturais tão distintos em relação às edições passadas do evento, o presente trabalho lança mão dos estudos da vertente Semiolinguística da Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, para uma abordagem específica. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar recortes discursivos com viés político-sociocultural construídos por três jornais – Folha de S. Paulo, A Bola e Jornal dos Desportos – de três diferentes países – Brasil, Portugal e Angola, respectivamente, – nos meses de antecedência e realização da Copa, a fim de responder a questões: quais as estratégias utilizadas e os discursos construídos sobre a África do Sul? Aos olhos dos jornais, a África do Sul tornou-se o foco desse evento ou manteve-se uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se a sede da competição como periferia do mundo desenvolvido? Para tanto, serão abordadas questões como construção do contrato comunicacional, estratégias discursivas e modos de organização do discurso, a fim de desvendar as finalidades discursivas dos textos que compõem o corpus de pesquisa.
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    Aspectos pragmático-cognitivos e discursivos envolvidos em recontagens da lenda da procissão das almas na cidade de Mariana-MG.
    (Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Amorim, Karen Luci; Gonçalves, José Luiz Vila Real
    Este trabalho é dedicado ao estudo das recontagens da Lenda da Procissão das Almas, comumente narrada pelos moradores da cidade de Mariana-MG e encenada pelos mesmos todos os anos na madrugada do Sábado de Aleluia, mantendo uma tradição. O trabalho se voltou para a análise da produção da mensagem pretendida, e não para a recepção da mesma, buscando, através destes dados, captar elementos, presentes no discurso (enunciados) do comunicador, que evidenciassem as intenções explícitas e implícitas nesse mesmo discurso, além de sua identidade social e coletiva. O objetivo é investigar as estratégias linguístico-cognitivas e discursivas utilizadas pelos narradores durante as recontagens, que permitem ao ouvinte chegar a determinadas interpretações sobre a história. Para tanto, optou-se por uma abordagem pragmático-cognitiva, através da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1986/2001), e pela busca de uma inter-relação desta com a abordagem semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (2009). O estudo se baseou em um corpus composto de cinco recontagens da Lenda da Procissão das Almas por informantes marianenses, bem como da realização de entrevistas com os participantes do estudo. Através deste trabalho foi possível perceber que não existe uma versão definitiva sobre a Lenda da Procissão das Almas, e muito menos uma interpretação imutável sobre o significado da mesma e de sua representação na cidade, dependendo sua reflexão e suas intencionalidades, dos interlocutores para os quais é direcionada, constituindo a Lenda, portanto, um ato de comunicação em que o indivíduo coloca seus anseios, reflete suas crenças e sua identidade social e coletiva, e em que manifesta suas intenções de legitimação de hierarquia de valores, seus protestos, seus sentimentos de repúdio ou sua identificação com práticas e ideologias.