DELET - Departamento de Letras
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Item Discurso e imagem, ekphrasis e retrato : algumas fontes teóricas antigas.(2020) Agnolon, AlexandreO artigo trata da relação entre a preceptística retórica antiga – particularmente doutrinas relacionadas às imagines – e a composição literária antiga; mediante exemplos de Progymnasmata, uma série de tratados escolares de autoria de vários rétores gregos, como Aftônio, Hermógenes e Teão, discute a construção de imagens verbais e a importância desses exercícios escolares para a formação de oradores e poetas; e, além disso, arrola outros exemplos, retirados da Retórica a Herênio, de autoria anônima, do Sobre a Invenção de Cícero, do Tratado da Imitação de Dionísio de Halicarnasso e das Instituições Oratórias de Quintiliano. O objetivo fundamental do artigo é demonstrar três pontos de fundamental importância: a) que a imagem, na chave do exemplum, demonstra a proximidade das artes no que se refere a seus processos de composição que, por seu turno, associam-se ao binômio imitação/emulação; b) que, como não eram simples ornato, as imagens verbais poderiam contribuir positivamente para a eficácia do discurso, uma vez que, geradoras de pathos, convertiam-se em estratégia elocutiva eficiente para a causa; e c) o uso recorrente da Ekphrasis e do Retrato na prática de prosadores e poetas helenísticos e romanos.Item Traços poéticos da ficção de Milton Hatoum em Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte.(2020) Gonçalves, Dayane de Oliveira; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cristo, Maria da Luz Pinheiro de; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cristo, Maria da Luz Pinheiro de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Cury, Maria Zilda FerreiraNesta dissertação propomo-nos a investigar algumas particularidades do projeto literário ficcional de Milton Hatoum que se evidenciam como traços de uma poética, compartilhados, portanto, por seus três primeiros romances: Relato de um certo Oriente (1989), Dois irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005). Os romances têm em comum a tessitura memorialista, o gesto literário dos narradores-escritores, a encenação direta ou indireta da própria escrita, e, por último, a ética dos fragmentos, que corresponde à colagem de fragmentos que dá a forma final às narrativas, resultado de um processo empreendido pelos narradores que são os seus autores ficcionais. Esses três traços poéticos têm relações intrínsecas com a ideia de ruínas. Por fim, aproximamos então o projeto literário do autor, de modo mais geral, a uma concepção de “modernidade em ruínas”.Item Falar sobre si na entrevista : Guimarães Rosa e sua imagem autoral.(2017) Gama, Mônica Fernanda RodriguesGuimarães Rosa mostrou-se desconfiado dos mecanismos de interpretação em jogo numa entrevista. É o que concluiu em uma entrevista concedida a Pedro Bloch (1963): “Quando você me faz uma pergunta é como se estivesse alterando alguma coisa em mim, compreende?”. Neste artigo, suas entrevistas serão revisitadas, atentando para o processo de modificação do autor de acordo com a pergunta feita, ou melhor, não se trata necessariamente de uma mudança do autor, mas da imagem que tinha ou promovia de si.Item Hic ego dux milesque bonus : as armas de eros na Elegia Romana.(2016) Agnolon, AlexandreO presente artigo tem como objetivo principal discutir a representação de Eros na elegia romana a partir de exemplos tomados de poetas como Tibulo, Propércio e Ovídio. Buscar-se-á demonstrar que a imago do deus entre os poetas elegíacos romanos serve tanto para figurar, alegoricamente, a própria poesia elegíaca e o sofrimento amoroso, pois que o deus figura a militia amoris e a seruitium amoris, como para representar o éthos da persona loquens elegíaca. Nesse sentido, Eros, bem como a incorporação, em dimensão poética, de imagens de natureza bélica, é expediente programático, já que mediante estratégia visualizante os poetas elegíacos figuravam princípios retórico-poéticos do gênero.