DELET - Departamento de Letras
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/617
Navegar
6 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
Item Um estudo sobre a violência a partir do texto literário “a confissão da leoa”.(2022) Silva, Viviani Carla da; Pimenta, Viviane Raposo; Morais, Alessandra Fonseca deO presente trabalho propõe uma análise da violência vivenciada por mulheres de Kulumani, dentro de tradições culturais, históricas e sociais, nas personagens do romance “A confissão da leoa” (2012), de Mia Couto.A obra literária apresenta a submissão, opressão, o silenciamento, a violência dessas mulheres recortadas a partir das personagens de Hanifa Assulua, Silência e Mariamar. Para analisar o corpus desse trabalho foram abordadas as teorias de Jaime Ginzburg (2013), Rildo Cosson (2006), Antonio Cândido (2006), a importância da etnografia literária e, Mia Couto como sujeito-escritor (etnográfico), juntamente com alguns conceitos sobre violência que dialogam com as teorias apresentadas.Item Tear de reminiscências : memória, viagem e imagem em outros cantos, de Maria Valéria Rezende.(2021) Lobo, Isabela Rodrigues; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Rezende, Carolina Anglada de; Silva, Fabiana Carneiro daEsta dissertação é uma leitura do romance contemporâneo Outros cantos, de Maria Valéria Rezende, com enfoque na inerente relação entre as dimensões da memória, a viagem e a experiência do olhar. A memória é elo central a partir do qual norteamos esta pesquisa na qual refletimos e analisamos os processos de lembrança na instância da produção literária – especificamente, no romance Outros cantos, de Maria Valéria Rezende –, por meio dos estudos mnemônicos empreendidos por: Maurice Halbwachs, Aleida Assmann e Jan Assmann. Ademais contemplamos as concepções basilares de literatura contemporânea, de literatura de viagem e de visibilidade cunhadas pelos estudiosos: Karl Eric Schøllhammer, Erich Auerbach, Jacques Ranciére, Flora Süssekind, Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Sérgio Cardoso, Marilena Chaui, Alfredo Bosi, Eurídice Figueiredo e Edward Said. No romance Outros cantos a memória é uma chave de leitura importante que permeia toda a narrativa. A protagonista Maria, por meio de rememorações confronta uma imagem remota do sertão nordestino, no contexto do pós-golpe de 1964, à imagem contemporânea, que é percebida dentro de um ônibus, em 2014, durante uma viagem de retorno aos vilarejos do semiárido. Partindo desses dois contextos surgem diversos desdobramentos da memória na obra. Na esfera individual, a protagonista reflete sobre o cenário e a vida sertaneja, nas duas temporalidades. Nesse movimento de resgate de sua própria história, por parte da narradora-personagem, são apresentados causos relatados por ela e pelos moradores do povoado em rodas de contação de histórias – o que configura a dimensão coletiva e cultural da lembrança. Visto que as rememorações estão presentes em diversos planos do romance – individual, afetivo, coletivo, cultural e simbólico –, constata-se que a memória é um ponto essencial para a compreensão da narrativa, e por isso o foco desta investigação.Item A Jacuba do Jagunço : alimentação, memória e processo social em Grande Sertão: Veredas.(2018) Araújo, Aline Macedo Silva; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Perpétua, Elzira Divina; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Perpétua, Elzira Divina; Maciel, Emílio Carlos RoscoeA presente dissertação tem como objetivo principal fazer um percurso gastronômico pelo sertão rosiano analisando alguns fragmentos da obra Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa, a partir dos códigos relacionados, na narrativa, à alimentação e à comensalidade, com o fito de desvelar seu valor simbólico intrínseco, observando como as práticas alimentares foram empregadas por Rosa, tanto para a construção do arcabouço romanesco, como para a constituição do processo social e da figura do jagunço. Acreditamos que as abundantes referências à alimentação, às preparações, aos utensílios de cozinha e aos ritos de comensalidade atuam como o que chamaríamos de “gatilho” de memória na narrativa de Riobaldo, já que, além de atuar como uma espécie de médium de memória intratextual na obra (pois aciona lembranças), também atua como médium da memória coletiva.Item Visões da realidade : Marcel Proust e o estilo.(2018) Belchior, Iury Almeida e; Agnolon, Alexandre; Agnolon, Alexandre; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Guirau, Marcelo CizaurreEste trabalho tem por objetivo analisar a concepção de estilo do escritor francês Marcel Proust. Em um primeiro momento buscamos compreender o estilo em seus primórdios, isto é, em sua chave retórica. Para tanto, fizemos um levantamento de fontes antigas que vão de Homero até Cícero. Em seguida, analisamos as transformações que geraram a noção moderna de estilo, algumas expressões do romantismo e as diferentes perspectivas teóricas de Leo Spitzer, Roman Jakobson e Erich Auerbach. A segunda parte do trabalho consiste em, a partir desse amplo panorama histórico e teórico, analisar como o autor de À la recherche du temps perdu compreendeu o estilo. Para realizar esta etapa da pesquisa, aproximamos o romance de Proust de sua obra crítica. A percepção do estilo proustiano como procedimento eminentemente textual nos possibilitou pensar o autor como reacionário às premissas românticas sobre sujeito e linguagem. Por fim, analisamos a dimensão subjetiva da concepção proustiana de estilo, com o objetivo de verificar como o autor intentava tutelar as tensões e ambivalências que sua Busca enseja.Item Oralidade e memória : o registro audiovisual de a história de Lélio e Lina de Guimarães Rosa.(2016) Gonçalves, Eleni Ferreira de Souza; Perpétua, Elzira DivinaEste trabalho aborda as questões da memória e da oralidade na narrativa de Guimarães Rosa. Adotamos uma análise comparativa entre a novela A história de Lélio e Lina e o respectivo registro oral – em forma de documentário – feito pelos Grupos de Contadores de Histórias de Cordisburgo e do Morro da Garça, em Minas Gerais. Analisamos no texto roseano transposto para o suporte audiovisual o que se mantém em um e outro e verificamos os possíveis efeitos que causam ao leitor e ao espectador. Na transposição, se a memória do texto escrito permanece, os elementos da oralidade e da memória sertaneja adquirem outra dimensão na fala dos narradores. Referenciamo-nos no livro A memória Coletiva, de Maurice Halbwachs, e na entrevista de Guimarães Rosa a Gunter Lorenz, na qual o escritor enfatiza aspectos decisivos de sua escrita, sua relação com a língua e linguagem e sua memória em relação ao sertão.Item O memorial do convento : momento de uma viagem entre a ficção e história.(2005) Souza Júnior, José Luiz Foureaux deO artigo investe no estudo do diálogo entre Literatura e História com base no romance Memorial do Convento de José Saramago. O diálogo entre as duas disciplinas instaura uma temática importante em Saramago, a da Viagem.