DELET - Departamento de Letras
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Item Políticas de formação de professores nos cursos de Letras (espanhol) das universidades públicas de Minas Gerais.(2021) Costa, Rodrigo Vitorino Ramos; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Muniz, Kassandra da Silva; Amaral, Eduardo Tadeu RoqueEsta dissertação visa analisar, de forma geral, a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas aplicadas aos cursos de Licenciatura em Espanhol. O trabalho tem como objetivos específicos: i) descrever o projeto político pedagógico na construção da organização curricular, bem como verificar a oferta de conteúdos de formação referentes à diversidade étnico-racial; ii) analisar os elementos culturais que fazem parte da formação inicial de professores; iii) identificar qual variante do Espanhol está presente nos documentos (Projetos Político-Pedagógicos e Ementas) dos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol das universidades públicas de Minas Gerais. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório de análise documental (registros institucionais), com ênfase em análise de conteúdo, com base em Bardin (2016) e Lüdke e André (2018), tendo como corpora os Projetos Político-Pedagógicos, as Matrizes Curriculares e as Ementas dos cursos de Letras Espanhol das universidades públicas (estadual e federal) do Estado de Minas Gerais, conforme modalidade ofertada por cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para análise dos documentos dos cursos, utilizamos a Resolução do CNE/CP-01/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como a Resolução do CNE/CP-02/2015, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Os resultados mostraram que todas as universidades buscam integrar os conteúdos curriculares teóricos (formação-teórica) e a prática de formação (formação-prática) aos estágios supervisionados, às atividades acadêmico-científico-culturais, destinando, porém, uma carga horária maior à formação teórica. Quanto à formação referente às relações étnico-raciais, os cursos, em sua maioria, ofertam a temática de forma transversal.Item Performatividade, (des)colonialidade e políticas linguísticas : a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras.(2017) Vieira, Naiara de Paiva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Couto, Lígia PaulaPara esta pesquisa de mestrado embasamos nos estudos pós-modernos de linguagem e de identidade. Partindo então dos estudos de Austin (1990) sobre “atos de fala”, em que o autor considera a linguagem como ação e, por isso, os sujeitos que fazem uso dela como agentes sociais, consideramos fundamental a análise dos discursos de professores de espanhol para atingir (e transcender) os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo principal: analisar os impactos para as identidades de professores de língua espanhola causados pela experiência com a docência. Como objetivos específicos, a pesquisa busca: 1) dissertar como a visão performativa da linguagem ajuda na compreensão da fragmentação da identidade de professor; 2) identificar, partindo da discussão sobre (des)colonialidade, qual a visão de língua/língua espanhola está presente no imaginário discursivo dos professores; 3) verificar se a atuação em diferentes áreas de ensino impacta de forma diferente o ensino de língua espanhola e 4) entender o porquê do entendimento de algumas pessoas de que o espanhol dos latinohispânicos é um espanhol de menor importância. Para a escrita dessa dissertação, embasamos em alguns teóricos como: Bauman (2005) e Hall (2005) e suas visões pósmodernas de identidade e cultura; utilizamos da teoria de Fanon (1968) e Hall (2003) sobre o conceito de pós-colonial e a noção de descolonialidade; também trazemos a teoria de Mignolo (2006, 2008) e Walsh (2006) sobre a importância da interculturalidade no ensinoaprendizagem de línguas. Bagno (2003) nos sugere que o preconceito linguístico é na verdade um preconceito social, então com essa pesquisa procuramos também contribuir com o rompimento de pensamentos sociais hegemônicos que consideram a variação espanhola europeia como a mais “digna” de ser ensinada por ser falada por europeus. Considerando também a dificuldade do quadro atual em que se encontra o ensino de espanhol no Brasil, percebemos uma pesquisa como esta fundamental para tentarmos compreender mais sobre a(s) identidade(s) desses professores de espanhol e sobre o ensino de espanhol no Brasil.