DELET - Departamento de Letras
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Resultados da Pesquisa
Item Uso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos : uma análise à luz dos pressupostos do letramento visual.(2023) Paula, Vanessa Souza de; Miranda, Dayse Garcia; Miranda, Dayse Garcia; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Silva, Giselli Mara daO objetivo desta pesquisa foi investigar como a seleção de imagens pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos inseridos no ensino fundamental I, matriculados em escolas inclusivas na Região dos Inconfidentes. Para tanto me ancorei em autores da área dos Estudos Surdos, que defendem, primeiramente, as identidades linguísticas e culturais dos surdos e, a partir delas, por meio das línguas de sinais como base comunicativa, o ensino da segunda língua, na modalidade escrita. O Letramento Visual foi elencado como o arcabouço teórico orientador que embasou a construção das atividades didáticas propostas e aplicadas com os alunos pesquisados. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, de natureza aplicada, através da pesquisa-ação, comumente associada às Ciências Sociais. A pesquisa foi realizada com três estudantes surdos, em três escolas diferentes: uma estadual, em um subdistrito de Ouro Preto-MG; outra estadual, em um distrito de Mariana-MG; e uma escola municipal na sede de Mariana-MG. As atividades propostas foram embasadas pelos conceitos do Letramento Visual, com o intuito de investigar se as imagens “astuciosas” contribuem, e como, para esse processo. Ao término da pesquisa, a conclusão a que se chegou é que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto imagético, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.Item Interpretação individual e em equipe : análise de perfil de tradutores e intérpretes de língua de sinais e uma proposta de estudo experimental.(2020) Santos, Johnny César dos; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de Lima; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de Lima; Rodrigues, Carlos Henrique; Figueredo, Giacomo PatrocinioO trabalho de interpretação simultânea em equipe é o tema central desta dissertação, que parte de um mapeamento de perfil de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) atuantes no Brasil. Neste mapeamento, feito através da aplicação de um questionário, levantamos o perfil linguístico, acadêmico e profissional dos TILS em uma análise comparativa com outros estudos de perfil (LACERDA; GURGEL, 2011; SILVA; FERNANDES, 2018). Conseguimos averiguar também, de maneira geral, as concepções dos TILS sobre o trabalho em equipe tendo como base de análise os três modelos de interpretação em equipe de Hoza (2010a): (1) o on/off, (2) o de monitoramento/apoio e (3) o interdependente. Aprofundamos essa análise das concepções dos TILS sobre a atuação em equipe por meio de uma sessão de entrevistas feitas com alguns dos informantes do questionário de perfil. Os resultados de ambos os instrumentos de coleta de dados possibilitaram a averiguação de marcas de perfis dos TILS brasileiros, bem como viabilizaram relacionar a atuação em equipes com aspectos de formação, tempo de experiência e condições de atuação desses profissionais. Por fim, com intuito de estimular mais discussões sobre essa temática de atuação em equipes, fizemos a proposição de um desenho experimental que visa possibilitar, em futuras pesquisas, uma investigação comparativa do dispêndio de esforço cognitivo em tarefas de interpretação simultânea feitas em equipe e individualmente. Com o auxílio de um rastreador ocular, a proposta de experimento visa ao uso do princípio da ligação olho-mente, de Just e Carpenter (1980), o qual afirma que quanto maior for o tempo de fixação do olhar em algum elemento na tela do computador, maior será o esforço cognitivo dedicado àquele elemento. O desenho experimental proposto foi construído e aprimorado com a aplicação de suas coletas exploratórias. Neste sentido, este estudo visa não somente levantar discussões sobre o processo de interpretação em equipes, como também viabilizar que futuras pesquisas aprofundem as discussões sobre essa temática, abordada de forma pioneira no Brasil por Nogueira (2016).