DELET - Departamento de Letras

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    Políticas de formação de professores nos cursos de Letras (espanhol) das universidades públicas de Minas Gerais.
    (2021) Costa, Rodrigo Vitorino Ramos; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Muniz, Kassandra da Silva; Amaral, Eduardo Tadeu Roque
    Esta dissertação visa analisar, de forma geral, a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas aplicadas aos cursos de Licenciatura em Espanhol. O trabalho tem como objetivos específicos: i) descrever o projeto político pedagógico na construção da organização curricular, bem como verificar a oferta de conteúdos de formação referentes à diversidade étnico-racial; ii) analisar os elementos culturais que fazem parte da formação inicial de professores; iii) identificar qual variante do Espanhol está presente nos documentos (Projetos Político-Pedagógicos e Ementas) dos cursos de Licenciatura em Letras Espanhol das universidades públicas de Minas Gerais. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório de análise documental (registros institucionais), com ênfase em análise de conteúdo, com base em Bardin (2016) e Lüdke e André (2018), tendo como corpora os Projetos Político-Pedagógicos, as Matrizes Curriculares e as Ementas dos cursos de Letras Espanhol das universidades públicas (estadual e federal) do Estado de Minas Gerais, conforme modalidade ofertada por cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para análise dos documentos dos cursos, utilizamos a Resolução do CNE/CP-01/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como a Resolução do CNE/CP-02/2015, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Os resultados mostraram que todas as universidades buscam integrar os conteúdos curriculares teóricos (formação-teórica) e a prática de formação (formação-prática) aos estágios supervisionados, às atividades acadêmico-científico-culturais, destinando, porém, uma carga horária maior à formação teórica. Quanto à formação referente às relações étnico-raciais, os cursos, em sua maioria, ofertam a temática de forma transversal.