DELET - Departamento de Letras

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Resultados da Pesquisa

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    Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.
    (2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula Santos
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.
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    Representações de si nos discursos feministas em práticas midiáticas digitais.
    (2019) Souza, Nayara Iris Silva e; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato de
    Os grupos minoritários se encontram, no decorrer da história, em desvantagem nas diversas facetas da vida social, visto que vivemos em uma sociedade patriarcal onde imperam ideais de masculinidade e feminilidade. Nesse contexto, a presente pesquisa busca compreender como os grupos de mulheres feministas e militantes constroem espaços de resistência na mídia on-line. Em especial, nossos objetivos são (i) analisar as estratégias discursivas que são utilizadas pelas mulheres que se declaram feministas e militantes na busca de igualdade de gênero na sociedade, ou seja, como esse espaço de luta é concebido, e (ii) identificar as estratégias discursivas que colaboram para a construção do ethos da mulher contemporânea como resistência política. Esta dissertação analisa 02 perfis individuais de figuras públicas do Facebook, Djamila Ribeiro e Márcia Tiburi, e dois ambientes de representatividade coletiva, sendo eles, um blog Não me Kahlo e uma Revista on-line, AzMina, entendendo-os como objetos midiáticos de grande visibilidade. É um trabalho de cunho qualitativo e documental. O quadro teórico metodológico foi construído com base nos princípios da Análise do Discurso: introduzimos BRANDÃO (2014); BENVENISTE (1989); BAKHTIN (2006); MAINGUENEAU (1997). Em seguida, o aporte teórico escolhido para discussões a respeito do ethos baseia-se em AMOSSY (2005, 2018) e CHARAUDEAU (2016). Além disso, trazendo um panorama do movimento feminista, o texto se apoia em BEAUVOIR (2006, 2016) e TIBURI (2018), e, por fim, para compreender os movimentos sociais em rede, nos estudos de CASTELLS (2017). Por meio da Análise do Discurso, buscamos compreender como a mídia on-line, como plataforma de propagação do discurso, auxilia na construção de novas realidades, neste caso a identidade e a imagem da mulher e do feminino. É possível dizer, de modo a sintetizar que, as mulheres buscam, através de seus discursos, uma nova forma de serem representadas socialmente, desempenhando papel de mulher ativa, desconstruindo o padrão hegemônico de mulher passiva.
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    Da Carta de Princípios (1979) à Carta ao Povo Brasileiro (2002) : variações ethicas do Partido dos Trabalhadores.
    (2019) Galinari, Melliandro Mendes; Pereira, Luciana de Souza
    O Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, tem sido estudado por diversos historiadores e cientistas sociais, além de ser avaliado constantemente pelas mídias e pelo senso comum quanto a mudanças de postura político-discursivas ao longo de sua existência. Neste artigo, temos como objetivo analisar o ethos institucional do PT em dois momentos históricos distintos, a saber, no momento precedente à sua fundação (1979), a partir da chamada Carta de Princípios, e no ano eleitoral em que obteve a vitória para a Presidência da República (2002), com base na Carta ao Povo Brasileiro. Com isso, pretende-se apontar como foram construídas, retoricamente, as diferentes imagens do partido nesses dois documentos, estabelecendo um contraste linguístico-discursivo panorâmico. Inicialmente, o artigo situa o surgimento do PT no contexto brasileiro e seu percurso até chegar à Presidência da República. Em seguida,no sentido de contextualizar as suas históricas mudanças, são trazidos apontamentos de cientistas políticos e historiadores, com o intuito de apresentar, por amostragem, pontos de vista controversos sobre as metamorfoses do PT. Enfim, o trabalho se atém à análise propriamente dita das cartas mencionadas, no sentido de apreender como o ethos é construído enquanto dimensão retórica. A conclusão mostra, dentre outras coisas, que, na Carta de 1979, constrói-se um partido de feição radicalmente classista, posicionando-se ao lado das massas exploradas contra as elites dominantes. Na Carta de 2002, por sua vez, tal conflito é silenciado, sobressaindo-se um ethos de caráter nacionalista e conciliador.
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    Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas.
    (2018) Lataliza, Naaman Mendes; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Marusso, Adriana Silvia
    Partindo da ideia de que os elementos prosódicos são constitutivos da construção dos sentidos nas diversas interações verbais, o presente trabalho alia a análise dos elementos sonoros suprassegmentais às tópicas retóricas das imagens de si (ethos) e das paixões possivelmente suscitadas (pathos) no contexto de enunciação conhecido como telejornal sensacionalista. Para tal, são feitas análises prosódico-discursivas da ancoragem dos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena, frente a seus respectivos programas Cidade Alerta e Brasil Urgente. A análise prosódico-discursiva consistiu em ressaltar possíveis ethos recorrentemente construídos na enunciação e buscar, perceptivamente, afetos sociais que corroborassem essa construção, além de verificar possíveis projeções do afeto, ou seja, a disseminação no auditório do estado “sentido” pelos locutores. Além dos momentos afetivos, selecionaram-se também momentos neutros para, com uma análise acústica comparativa, mostrar quais são os elementos prosódicos de que o locutor lança mão no momento de expressão dos estados afetivos. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (apontado na literatura prosódica como o aspecto mais mobilizado na expressão atitudinal), as taxas de articulação e elocução, a presença e a duração das pausas e a duração das tônicas (elementos importantes na enunciação telejornalística). Na ancoragem de Datena, encontramos a recorrente imagem de porva-voz do povo, construída com o estado ao qual chamamos de indignação, que mobilizou, de acordo com as análises acústicas (de 69 enunciados atitudinais e 30 neutros), maiores valores em todos os pontos da frequência fundamental, além de tônicas com maior duração em relação ao neutro. Na ancoragem de Marcelo Rezende, encontramos o desvelamento de um narrador, construído com uma gama de estados afetivos a qual demos o nome de fala afetada. A análise acústica do momento afetado (36 enunciados), em comparação com o neutro (36 enunciados), mostrou que, aquele, foi construído com um registro bem mais alto de frequência fundamental, além de uma fala mais devagar e tônicas mais longas. Apesar de não termos encontrado um padrão nas imagens construídas de si pelos apresentadores, alguns parâmetros prosódicos foram constantes na expressão atitudinal (que corroborava a construção ethica) de ambos os apresentadores. Além disso, um elemento fortemente marcado nas duas ancoragens é o excessivo apelo ao desencadeamento de sensações nos telespectadores: seja de revolta, de alegria, de angústia, de medo, de antipatia, de repulsa, etc. Longe de esgotar o gênero telejornalístico sensacionalista, o presente trabalho visou a propor uma metodologia para um estudo interdisciplinar para se mostrar como a dimensão prosódica é importante na construção ethica e patêmica do discurso e se entender melhor o tão popular tom sensacionalista.
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    O ethos e a verdade sobre o eu na retórica da frente parlamentar evangélica.
    (2015) Galinari, Melliandro Mendes; Santos, Juliana Couto
    No campo dos estudos da linguagem, a análise do ethos tem sido bastante discutida e praticada no sentido de ressaltar a dimensão persuasiva dos discursos. Neste artigo, interrogamo-nos sobre como, de fato, a enunciação de um texto confere à sua instância de produção um “caráter”, para além da análise estrita de dados linguístico-discursivos, o que implica levar em consideração, durante a investigação, o auditório, seus valores e sua conjuntura cultural. Para tanto, partimos da análise do discurso da Frente Parlamentar Evangélica – FPE – atuante no Congresso Nacional Brasileiro, valendo-nos de textos presentes no primeiro exemplar de sua Revista. Esse procedimento é viabilizado, primeiramente, por uma reflexão sobre o ethos a partir da Retórica Sofística, representada, aqui, por Protágoras. Num segundo momento, tais reflexões são postas em prática para apreender como os textos da citada Revista poderiam, possivelmente, acarretar em “imagens de si” diferenciadas da FPE, a depender de três conceitos sofísticos: a doxa (“saberes partilhados”), o kairos (“momento oportuno”) e o nomos (“regras” e “padrões” socioculturais). Com isso, chegamos à conclusão de que o ethos é algo de relativo, e que seu acabamento final num processo enunciativo é dado em perspectiva, ou seja, pela influência retórica desses três fatores.
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    Das variações ethicas do Partido dos Trabalhadores : uma análise retórico-discursiva.
    (2016) Pereira, Luciana de Souza; Galinari, Melliandro Mendes; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Pinto, Carlos Fernando Jáuregui
    Em 1979, foi criado o Partido dos Trabalhadores (PT), com o objetivo de atuar como um instrumento de luta de classes dos menos favorecidos, conforme aponta a sua Carta de Princípios. No entanto, diferentes segmentos sociais vêm discutindo acerca de uma possível traição (ou não) do partido aos princípios originais que nortearam a sua fundação, principalmente após a eleição de Lula em 2002 e das mudanças de “tom” na oratória do PT. A partir disso, esta dissertação tem o objetivo de analisar como os índices linguísticos de modalização contribuem, discursiva e retoricamente, para a apreensão das diferentes imagens enunciativas/institucionais do Partido dos Trabalhadores (seus discrepantes ethè), a partir da comparação entre discursos de momentos políticos distintos (entre 1979 e 2010), numa tentativa de assimilar os tipos de adesão que tais ethè partidários poderiam provocar junto à sociedade. No plano teórico, o trabalho enquadra-se nos estudos retórico-discursivos e, portanto, engloba as reflexões da Retórica Aristotélica somadas a algumas Teorias da Argumentação contemporâneas (principalmente Ruth Amossy), buscando articular esses domínios para a compreensão da persuasão. Além disso, embasa-se também em estudos das Ciências Políticas e da História, no sentido de contextualizar a situação do Brasil do ponto de vista econômico, político e social, com a finalidade de ancorar as análises discursivas empreendidas. Nas análises, observamos que os discursos da primeira fase do PT (1979-1987) apontam para um ethos edificado na necessidade de apresentar-se como um novo partido, voltado exclusivamente aos interesses populares dos trabalhadores e explorados. Nota-se a predominância de um ethos militante, combativo e dedicado à luta e à defesa dos direitos desse segmento social, caracterizando uma imagem acentuadamente classista. Já os discursos da segunda fase (2002-2010), apontam para um ethos que se volta para o realce das conquistas partidárias, com destaque para o campo econômico e mercadológico, sem perder de vista o foco na questão social. Nesse arco de tempo, percebe-se uma imagem em que predomina um viés de nacionalismo e de união entre as classes, contraditória com o ethos classista que se extrai da fase anterior. Ressalta-se, por fim, que tanto as imagens partidárias analisadas, quanto seus efeitos prováveis na esfera pública, se tratam de possibilidades ressaltadas por este trabalho, pois um mesmo ethos poderia desencadear reações diversas (positivas ou negativas) diante das características e crenças políticas do auditório, ou seja, de sua vinculação à doxa.
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    Os ''políticos de Cristo'' : uma análise retórica do ethos fundador da Frente Parlamentar Evangélica.
    (2015) Santos, Juliana Couto; Galinari, Melliandro Mendes
    Esta dissertação tem por objetivo analisar o funcionamento do ethos da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) no momento de sua fundação (2003), por meio do número 1 da sua revista, que foi lançada em 2004, averiguando como ele, o ethos, apresentou-se discursivamente à sociedade brasileira como um todo. Para tanto, este trabalho irá estabelecer uma interface entre a Análise do Discurso, a Retórica e as Ciências da Religião. Neste trabalho, a perspectiva de discurso utilizada por nós baseia-se na retórica sofística de Protágoras e Górgias, assim como os estudos retóricos de Aristóteles, que se constituem como importantes referenciais. Os estudos desses antigos filósofos da linguagem nos ajudarão a apreender uma das três provas retóricas mais estudadas no campo da persuasão: o ethos. Os estudos retóricos contribuem eficazmente tanto para o estudo da imagem construída pela FPE, ou seja, do seu caráter moral construído discursivamente (ou das formas pelas quais ela se mostraria “digna de fé”), quanto das teses e visões de mundo erigidas pelo logos (suas visões políticas da realidade). Para a apreensão do ethos, utilizaremos alguns mecanismos de linguagem, como os dêiticos, os modalizadores e a polifonia, ou seja, elementos que funcionarão como ponto de partida para a apreensão linguístico-discursiva da imagem criada pela FPE. Também nos reportamos e embasamos nossa dissertação nos trabalhos realizados pelos estudiosos das ciências da religião, os quais nos ajudaram a compreender as condições de produção do nosso objeto. Como conclusão, acredito que a imagem encontrada por nós na Revista da Frente foi a de um ethos que se estilhaça em inúmeros pedaços, mas que, no entanto, são fragmentos de uma mesma imagem. Além disso, há uma relativização desses ethos, pois como vimos no referencial teórico, a verdade seria relativa, dependendo de fatores como auditório, valores compartilhados (doxa), momento oportuno (kairós) e o contexto social (nomos) em que o discurso é proferido.